A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania, através do Departamento de Trânsito de Irati (Iratran), com apoio da 21ª Ciretran e a Polícia Militar, promove neste mês ações da campanha Maio Amarelo, com o tema “No trânsito, dê sentido à vida”. O objetivo é promover um trânsito mais seguro, através da conscientização de motoristas e pedestres.
Entre as atividades realizadas estão palestras educativas em escolas e CMEIs, realizadas por agentes da Guarda Municipal e Iratran, com distribuição de cartilhas e materiais educativos. Entre os temas abordados estão os perigos da bebida e direção, uso de celular na direção; a importância de respeitar a velocidade permitida, uso de cinto de segurança e outros dispositivos, como cadeirinhas para crianças; utilização de capacetes e equipamentos de segurança no caso de ciclistas e motociclistas, além do respeito a sinalização de trânsito.
Além das palestras nas escolas, que geram muita interação com os alunos, também serão realizadas blitz educativas com distribuição de materiais para condutores e pedestres e haverá testes com bafômetro descartáveis.
O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Lee Jhefferson Souza, reforça a importância do Maio Amarelo. “São ações que geram resultados, principalmente o trabalho realizado nas escolas, com os alunos. A conscientização para um trânsito mais seguro deve começar desde cedo, para que no futuro tenhamos pessoas que promovam o respeito no trânsito”, destaca.
SOBRE O MAIO AMARELO
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, a campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.
De acordo com dados oficiais, o nome “Maio Amarelo” tem relação com as placas de sinalização de trânsito, que indica atenção e precaução. Durante todo o mês de maio, diversas atividades são realizadas em todo o mundo com o propósito de orientar os motoristas, ciclistas, pedestres, passageiros sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar medidas que possam contribuir para a redução de acidentes e mortes.