As farmácias e as instituições financeiras nas ruas 7 de Setembro e Matos Costa em Porto União

320 views
4 mins leitura

A foto que você vê nesta postagem é do antigo prédio do Banco Inco, isso nos anos 50 e 60 do século passado. Era uma instituição bancária que, se não estou errado, começou em Itajaí, litoral de Santa Catarina e se espalhou por dezenas de cidades do Estado, inclusive em Porto União.

E durante muitos anos era um dos principais prédios do centro, apesar que no entorno estava aquela frequentada, principalmente aos domingos, lanchonete, muito especial na época.

E, também, do pequeno prédio que abrigava a Companhia Telefônica Catarinense (Cotesc), que atendia as duas cidades, com as condições técnicas época.

Anos mais tarde (década de 70), entendimento entre os governos de Santa Catarina e do Paraná, através de protocolo assinado pelos governadores Pedro Viriato Parigot de Souza (Paraná) e Colombo Salles (Santa Catarina), em ato realizado no Clube Concórdia, os serviços telefônicos passaram para a Telepar, ato válido para as três cidades geminadas que estão nos limites na fronteira dos dois estados: Mafra/Rio Negro, Porto União/União da Vitória e Dionísio Cerqueira/Barracão.

A postagem no Site deste texto tem um objetivo curioso com relação à realidade atual das duas principais ruas de Porto União: 7 de Setembro (em homenagem à data magna da Pátria brasileira/Independência do Brasil); e Matos Costa (em homenagem àquele capitão do Exército que morreu numa batalha durante o sangrento conflito do Contestado na região de São João dos Pobres (ou São João de Cima), atual município de Matos Costa, que até 1962 foi distrito de Porto União.

MAS, AFINAL, QUAL A CURIOSIDADE DAS DUAS RUAS?

É que a rua Matos Costa, em duas quadras, conta com cinco farmácias: Santa Terezinha, Trajano, Raia, Nissei e São João. Sem contar às que existem no entorno, que devem ser até mais de cinco.

E na rua 7 de Setembro, que em grande parte do século passado, contava com apenas uma instituição bancária que funcionava na foto postada, atualmente conta em menos de três quadras com seis instituições financeiras.

O Bradesco que comprou o Inco (demoliu o antigo prédio e construiu um moderno), Itaú (na mesma quadra) a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, o Sicob, a Sicredi e em instalação a Unicred.

Rua Matos Costa, a rua das Farmácias. E 7 de Setembro, a rua das instituições financeiras.

E ainda tem muita gente que diz que nossas cidades estão paralisadas. Como todas as do país e até do mundo, tem problemas. Mas dizer que estamos estagnados é uma manifestação quem não conhece nossa história e nem procura conhecer.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Passados mais de 50 anos, as imagens da televisão em Porto União/União da Vitória e região

Próxima publicação

Programa Revitis chega à União da Vitória para fortalecer produção de uva