Os casos de maus tratos a equinos voltaram a chamar a atenção em União da Vitória. Somente nesta segunda-feira, 06 e terça-feira, 07, a Defesa Animal do Município recebeu diversas denúncias, mais de 15 no total, contra maus tratos e também de atropelamentos de animais que vieram a óbito e estavam em situação de abandono.
De acordo com a veterinária da Defesa Animal, Kamilla Rissioli, os principais casos denunciados são animais soltos em via pública, amarrados sem ter acesso a pastagem e água e também abandonados em terrenos longe do perímetro urbano. “Essa semana também tivemos duas situações de atropelamento de cavalos, um dos animais precisou ser sacrificado pois não havia como salvá-lo e o outro morreu no acidente”, afirmou Kamilla.
Além das denuncias recebidas, a equipe também tem verificado muitas situações onde os cavalos estão açoitados atrelados a carroça, muitas com excesso de carga. A coordenadora da Defesa Animal, Lais Boiko, afirmou que “essas situações mostram a negligencia e irresponsabilidade que muitos tutores tem com os equinos em União da Vitória e acabam colocando não só em risco a vida dos animais, como na situação de atropelamento, como também das pessoas que precisam circular diariamente”, explicou Laís.