Porte rural é aprovado em comissão na Câmara dos Deputados

363 views
2 mins leitura

Um passo importante para a revogação do Estatuto do Desarmamento foi dado. Na semana passada, a Comissão de Agricultura da Câmara aprovou o projeto do deputado Afonso Hamm (PP/RS), que trata das normas sobre aquisição, posse e circulação de armas de fogo e munições em áreas rurais.

“Não podemos admitir que os agricultores fiquem de mãos atadas. Eles precisam se defender, proteger sua família, principalmente nesses casos em que a força policial demora para chegar. Aliás, eu defendo que todo cidadão de bem tenha esse direito, desde que esteja qualificado e sem antecedentes criminais”, justifica o catarinense Rogério Peninha Mendonça (PMDB).

Pelo texto do PL 6717/16, a licença dará porte aos trabalhadores ou donos de áreas rurais com idade superior a 21 anos, e será concedida mediante apresentação de documentos pessoais, comprovante de residência e atestado de bons antecedentes. O porte rural terá validade de 10 anos. A arma será cadastrada e registrada no Sistema Nacional de Armas (SINARM) e o proprietário deve comprovar à autoridade responsável pela emissão do porte, habilidade no manejo da categoria de arma que pretende usar.

O projeto segue para aprovação nas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, e de Constituição e Justiça e Cidadania, antes de ser enviado ao Senado.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Dicas para seguir uma alimentação saudável na primavera

Próxima publicação

Receita abre consulta ao quinto lote de restituição do IR deste ano