No dia 4 de fevereiro é lembrado o Dia Mundial do Câncer, uma data nada a comemorar devido ao crescente e alarmante índice de câncer na população brasileira e mundial. Porém, é uma das datas em que a conscientização sobre a doença deve ser encaminhada ao máximo de pessoas possível, para alertar aos cuidados desta fatal doença.
Pessoas do mundo inteiro sofrem com esse mal e isso precisa ser discutido entre todos. Não há uma família que não tenha perdido alguém com câncer ou que tenha um parente próximo vítima deste terrível mal.
Medidas informativas para que a doença não atinja mais pessoas também devem ser tomadas. Por isso, no dia 4 de fevereiro, data da próxima lembrança do Dia Mundial do Câncer, reflita sobre assuntos voltados a essa doença e informe-se mais. Toda ação que contribua com as melhorias sobre o câncer é sempre bem-vinda. Ajude a mudar o mundo de muitas pessoas que convivem com essa doença.
A pandemia abafou muito as estatísticas das mortes e registros do câncer no Brasil. Parece que todos morreram com Covid, porém existe um índice alarmante tão igual as mortes por este vírus que são as vítimas das células cancerígenas.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes são os dados das mortes. O câncer de pulmão é o mais incidente (2,1 milhões), seguido pelo câncer de mama (2,1 milhões), cólon e reto (1,8 milhão), e próstata (1,3 milhão). A incidência em homens (9,5 milhões) representa 53% dos casos novos, sendo um pouco maior nas mulheres, com 8,6 milhões (47%) de casos novos. Os tipos de câncer mais frequentes nos homens foram o câncer de pulmão (14,5%), próstata (13,5%), cólon e reto (10,9%), estômago (7,2%) e fígado (6,3%). Nas mulheres, as maiores incidências foram câncer de mama (24,2%), cólon e reto (9,5%), pulmão (8,4%) e colo do útero (6,6%).
Por tanto, vamos ajudar as ligas contra o câncer, que estão espalhadas pelo Brasil afora e fazem um trabalho maravilhoso, ajudando as pessoas que necessitam de apoio em horas tão difíceis
Até a próxima.