Santa Catarina tem uma das menores listas de espera de transplantes do país

212 views
1 min leitura

Anualmente, é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos, que tem como objetivo conscientizar cada vez mais a população sobre esse ato que pode salvar vidas. No Brasil, existem mais de 33 mil pessoas que aguardam pela doação de um órgão. O país ocupa o segundo lugar do mundo em número de transplantes, segundo a ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos).

O Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da ABTO ressalta também que em 2017 houve um aumento de 4,5% em doações em relação ao ano anterior. Os estados brasileiros que se destacam na doação de órgãos são: Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.

Santa Catarina foi classificada com melhor índice de doadores de múltiplos órgãos por milhão de população pelo Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da ABTO. O Estado alcançou a marca de 37 doadores pmp, taxa que confirma a liderança catarinense no ranking nacional.

“A doação de órgãos é um ato de generosidade. Ao doar um órgão, você permite que outras pessoas continuem a viver”, destaca o Dra. Luciane Deboni coordenadora de transplantes da Fundação Pró-Rim.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Educação da Amplanorte recebe ciclo de formação

Próxima publicação

Estado integra projeto piloto para prevenção contra o vírus HIV