União da Vitória flexibiliza decreto e anuncia nova faixa etária para vacinação

430 views
10 mins leitura

O Prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas (PP), anunciou no início da noite desta quarta-feira, novo decreto com a flexibilização de horários e nova faixa etária de vacinação para o Covid-19.

“Estamos fazendo um novo decreto relacionado ao combate o Covid-19, mas gostaria de falar que quando fizermos o decreto anterior tínhamos 432 casos ativos na nossa cidade e implantamos as medidas que eram necessárias no momento, hoje reduziu bastante o número de contágio, está em 292 caso ativos, uma queda de 30%. O que mostra a eficácia das ações que tomamos, temos que trabalhar com números e com a saúde, não existe sensacionalismo ou falácia, existe ações que precisam ser tomados e nós estamos tomando as medidas as ações que se mostraram eficazes. Tínhamos 22 pacientes que estavam internados na nossa UPA no oxigênio, conseguimos baixar para nove pacientes graças ao trabalho dos profissionais da unidade de pronto-atendimento”, explicou

Entre outas mudanças, o decreto altera o toque de recolher diariamente, das 22h às 6h do dia seguinte, valendo desde ontem, 10. Antes o toque de recolher era às 20h. As aulas presenciais serão permitidas para alunos de 0 (zero) a 6 (seis) anos, desde que aprovado o plano de contingência pela Secretaria Municipal de Saúde e aos alunos de ensino superior, cujo término do curso está previsto até a data de 31/12/2021. Ficam suspensos, por tempo indeterminado, no âmbito do município as aulas presenciais em todas as escolas, cursos técnicos, faculdades e similares, da rede de ensino público e privado.

Agora foram liberados a utilização, exclusivamente para a prática de esportes individuais, de todos os parques, praças, pistas de caminhada, academias ao ar livre, campos de futebol, arenas e demais espaços públicos e privados similares. 

Os restaurantes, bares, lanchonetes e similares poderão funcionar das 6h até às 22h, desde que respeitados sua capacidade de lotação máxima diminuída em 30% (colocarem, em destaque para o público, a capacidade máxima de pessoas permitidas), ficando proibida música ao vivo. O horário de funcionamento do comércio em geral passa a ser de segunda-feira à sábado, das 8h às 18h.

Bachir ainda falou sobre a vacinação anunciando que União da Vitória continua avançando muito e é uma das cidades que mais vacina no Paraná. “Nessa semana recebemos mais de 4 mil vacinas e estaremos vacinando durante a semana e com a vacinação avançando temos certeza que a vida voltará ao normal, mas antes precisamos que os números melhoraram, a situação continua delicada precisamos da colaboração de cada cidadão, que continue com esse cuidado para que a gente não tome medidas duras. Não tomamos essas medidas ao bel-prazer, elas são tomadas porque são necessárias”, continua.

O último boletim de União da Vitória, divulgado na manhã de ontem, mostrou 34 novos casos; 36 recuperados, 289 casos ativos e 111 óbitos.

Em União da Vitória iniciou ontem, 10, a vacinação para os profissionais de saúde do município como assistentes sociais; biólogos; biomédicos, educadores físicos; enfermeiros, farmacêuticos; entre outros (veja a lista completa no quadro).

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná começou a enviar 85 mil testes rápidos para pesquisa do antígeno viral SARS-CoV-2 e 640 oxímetros aos municípios sede das 22 Regionais de Saúde, quatro de fronteira, além de todos os do Litoral. São 31 cidades beneficiadas. A 6ª Regional de Saúde em União da Vitória recebeu 19 oxímetros e 2.500 testes rápidos.

O objetivo é fortalecer o rastreio, monitoramento e isolamento de contatos relacionados à Covid-19. A estratégia foi pactuada com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) e pretende reduzir o número de novos casos da doença, possibilitando que contatos próximos de confirmados possam ser testados mesmo assintomáticos, e, nos casos positivados, o oxímetro auxiliará no monitoramento do paciente.

“Estamos enfrentamento um dos piores momentos da pandemia até agora e precisamos evitar a contaminação pelo vírus. Estes insumos irão ajudar as equipes de saúde municipais a realizarem o controle e monitoramento dos casos, evitando a disseminação da doença”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Ainda segundo ele, as medidas de prevenção devem continuar, independente do avanço da vacinação. “O uso de máscaras, higienização das mãos e objetos, distanciamento social e outras testagens, ainda são ações que fazem a diferença e por isso devem ser reforçadas”, acrescentou.

O Paraná recebeu nesta semana 98.275 testes rápidos de antígeno (TR Atg SARS-CoV-2) do Ministério da Saúde. Essa remessa que possibilitou o desenvolvimento da estratégia. Este exame é realizado por meio de coleta de amostra da secreção nasofaringe, capaz de detectar o vírus Sars-CoV-2 com apresentação do resultado em até 15 minutos.

Já em Porto União, segundo anunciou em suas redes sociais a infectologista da secretaria de saúde, Dra. Suzanne Pereira, “estamos passando pelo momento mais difícil da Pandemia desde o início dela em março de 2020. A curva de contágio de janeiro pra cá, depois de uma leve queda, só tem subido. Mas por quê isso? As pessoas têm transmitido o vírus entre elas numa quantidade cada vez mais alta. E o que mais tem ocorrido é o contágio intradomiciliar. As pessoas saem, chegam em casa e contaminam a todos os familiares. Além disso, continuam as aglomerações. Continua o uso irregular da máscara, sem cobrir boca e nariz. Continua a pouca higiene das mãos”, explicou. Segundo ela, os pacientes têm chegado aos postos e hospitais já em fase adiantada da Covid-19.

No boletim divulgado pela prefeitura ontem pela manhã, haviam sido notificados 23 casos novos; 57 recuperados e nenhum óbitos. Casos ativos somam 376 e óbitos 71. A administração municipal também anunciou uma nova fase de vacinação universal de pessoas com idade acima de 59. Porto União está recebendo mais 920 doses do imunizante as AstraZeneca que estão divididos da seguinte forma: 253 doses para profissionais da educação; 195 doses para caminhoneiros; 11 para motoristas de transporte coletivo rodoviário; 495 doses para população em geral com idade entre 59 e 55 anos. Os profissionais da educação seguem sendo imunizados dessa vez incluindo os grupos 9 a 13.

Com a inclusão de novos grupos prioritários nesta etapa, além da apresentação de documento com foto, CPF ou Cartão SUS, as pessoas devem comprovar o vínculo com a atividade profissional desempenhada, informou em suas redes sociais a prefeitura.

“É importante salientar que, embora haja um Plano Nacional de Imunização que deve ser seguido, existe diferença nos cronogramas porque em algumas cidades as vacinas chegam antes mesmo dentro de um mesmo estado. Portanto, quando uma fase está autorizada a iniciar, ainda assim depende do recebimento de doses”, explica.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

União da Vitória ganhará Botão do Pânico

Próxima publicação

Conheça a história do ballet nas Cidades Gêmeas; ensinado há décadas e consolidado nas cidades