Porto União inicia vacinação contra o Covid-19 para pacientes com comorbidades

248 views
9 mins leitura

A nova etapa da vacinação deve iniciar na cidade na próxima semana. Porto União já está “convocando” para a terceira etapa da vacinação contra COVID-19, seguindo o Plano Nacional de Imunização. Essa etapa prevê a vacinação das pessoas com idade inferior aos 60 anos e que apresentam comorbidades. A Secretaria Municipal de Saúde de Porto União está em processo de elaboração das listas de pacientes com comorbidades que têm prioridade na vacinação., por esse motivo, é preciso que o cadastro do SUS esteja atualizado com dados pessoais e situação de saúde. Quem ainda não fez seu cadastro ou tem suas informações desatualizadas, deve entrar em contato com a agente comunitária de saúde da sua microrregião.

Segundo informou a secretaria de saúde de Porto União para entrar na fila da vacinação por critério de comorbidade, é necessário apresentar laudo médico indicando a condição. Casos mais graves ou pacientes com comorbidades associadas serão vacinados primeiro. A imunização está ocorrendo em domicílio para maior conforto e comodidade dos munícipes. Poucas pessoas não foram imunizadas por divergências de cadastro ou por não estarem em casa no momento da visita. Estas devem entrar em contato com agente de saúde da rua microrregião.

“Entretanto, todo o esforço dos profissionais da saúde no cadastro e atualização dos dados dos munícipes está condicionado à disponibilidade de vacinas, ou seja, a vacinação só será concluída quando as doses suficientes forem enviadas ao município. A aplicação da segunda dose continua acontecendo em domicílio e conforme há disponibilidade. Além da vacinação contra a COVID-19, também está acontecendo a Campanha Nacional de Imunização contra a Gripe H1N1. Crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, gestantes e puérperas devem procurar os postos de saúde onde são atendidas para que a imunização seja concluída”, informou a secretaria de saúde Porto União.

Mais Vacinas

Santa Catarina recebeu nesta segunda-feira, 3, nova remessa com mais 250.300 doses da vacina contra a Covid-19. Destas, 232.750 são do laboratório AstraZeneca/Fiocruz e 17.550 da Pfizer. As doses chegaram ao aeroporto, em Florianópolis, às 13h45, e foram encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio para organização da logística de distribuição para as 17 centrais regionais do estado.

“Santa Catarina já aplicou mais de 1,6 milhão de doses contra Covid-19. Nosso esforço continua para que as vacinas cheguem de forma célere aos municípios. Também estamos atuando na busca ativa dos catarinenses dos grupos prioritários para que não deixem de receber as doses necessárias para a proteção completa”, reforçou a governadora Daniela Reinehr.

As 17.550 doses da vacina Pfizer serão distribuídas aos municípios de Florianópolis e São José ainda nesta segunda, 3. Serão 10.530 doses para Florianópolis e 7.020 para São José. “Neste primeiro momento, a decisão de enviar doses da Pfizer somente para esses dois municípios foi com o objetivo de avaliar a logística de distribuição, tendo em vista que as doses desta vacina exigem maior atenção. Em um segundo momento, outros municípios também vão receber as doses, sendo que serão capacitados para isso”, explica o diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck.

“Com essas doses que estão chegando vamos permitir a conclusão de toda população com 60 anos ou mais, trabalhadores da área da saúde e, assim dar início à vacinação na população com comorbidades. Nos próximos dias, também estaremos recebendo mais uma remessa de vacinas para aplicação da dose 2 em Santa Catarina”, ressalta Carmen Zanotto, Secretária de Estado da Saúde.

As doses da vacina do laboratório AstraZeneca/Fiocruz também serão utilizadas para dar continuidade à vacinação dos profissionais das forças de segurança e salvamento e iniciar a vacinação de um novo grupo prioritário, o de pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas.

Já no Paraná, chegaram nesta sexta-feira, 6, mais 242 mil doses da vacina Covishield, da parceria AstraZeneca/Oxford, para vacinar gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente. Elas são parte da 18ª pauta de distribuição do governo federal e pertencem ao lote enviado pelo consórcio Covax Facility ao País no último domingo, 2. Todas são D1.

Essa pauta também será composta de 67.774 doses do imunizante Pfizer/Comirnaty/BioNtech, todas voltadas a gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente. O governo federal recebeu mais 628.290 doses do imunizante nesta quarta. De acordo com o Ministério da Saúde, para o mês de maio estão previstas 2,5 milhões de doses da vacina da Pfizer, que requer acondicionamento em baixíssimas temperaturas. Ainda não foi confirmada a data do envio desses imunizantes.

A pauta também será composta por novas doses da Coronavac, da parceira Sinovac/Butantan, segundo a pasta federal. Nesse caso, ainda não foi divulgado o quantitativo, o público-alvo e a data de envio.

Elas vão possibilitar o início da imunização em novos grupos do plano estadual, como gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente, além de trabalhadores da educação, segundo orientação do Governo do Estado para vacinação em paralelo ao retorno gradual às aulas híbridas.

O Paraná já recebeu e distribuiu mais de 3 milhões de doses. Segundo o Vacinômetro, 1,8 milhão de paranaenses já receberam a primeira dose e 1,035 milhão já completaram a imunização com as duas doses. Mais de 85% do que foi distribuído foi aplicado.

O Estado já começou a imunizar 14 grupos prioritários: indígenas; idosos em Instituições de Longa Permanência; pessoas com deficiência institucionalizadas; trabalhadores da saúde; trabalhadores da segurança pública; forças de salvamento; Forças Armadas; quilombolas; e sete faixas etárias entre a população idosa, dos 60 a 64 aos mais de 90 anos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Vacinação contra covid: Confira os dados locais e estaduais

Próxima publicação

Dezenas de pessoas multadas pela Prefeitura de União da Vitória por aglomeração; entenda critério para medida