Segunda inicia campanha de vacinação contra a gripe

283 views
9 mins leitura

A Secretaria de Estado da Saúde realizou na quarta-feira, 7, reunião online com equipes profissionais das 22 Regionais de Saúde para o alinhamento de ações para a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que acontecerá de 12 de abril a 9 de julho. A 6ª Regional de Saúde em União da Vitória recebeu esta semana 5.370 doses da vacina.

“Como este ano vivemos uma situação diferenciada, com a pandemia e a campanha de vacinação contra a Covid-19 em andamento, as estratégias para imunizar também contra a gripe exigirão um esforço ainda maior das equipes que atuam nas salas de vacinas”, afirmou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Na reunião, a secretaria repassou as orientações do Ministério da Saúde para que as Regionais repliquem agora estas informações aos municípios, que têm a responsabilidade de organizar a campanha em suas áreas.

O Paraná deverá imunizar 4,4 milhões de pessoas e para iniciar a primeira fase recebeu 372 mil doses enviadas pelo Ministério. A meta é vacinar pelo menos 90% da população-alvo. Na campanha anterior a cobertura vacinal no Paraná foi de 92,01%.

A vacinação será feita de forma escalonada. Os grupos prioritários serão distribuídos em três etapas. Na primeira, que vai de 12 de abril a 10 de maio, serão imunizadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde.

Na segunda fase, de 11 de maio a 8 de junho, a vacinação abrangerá idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas.

Na terceira etapa, de 9 de junho a 9 de julho, estão pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privadas de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Para os pais de crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade e que receberão a dose pela primeira vez na vida, é importante lembrar que deve ser considerado o esquema de duas doses. “Neste caso, quando for levar seu filho para vacinar já deixe agendada a segunda dose, obedecendo um intervalo de 30 dias”, destacou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes. “Como as crianças nesta faixa farão parte da primeira etapa da vacinação precisamos reforçar esta informação junto aos pais”.

Ela explicou que, seguindo o Informe técnico do Ministério da Saúde, a secretaria estadual orienta que os municípios articulem ações que aumentem a oferta de vacinação e ampliem o acesso da população. “Incentivamos que os municípios busquem parcerias para a vacinação contra Influenza, como empresas e associações de classe e de bairros, também com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, mantendo sempre os protocolos de segurança em função da pandemia”, afirmou a diretora.

Ela também disse que na campanha deste ano o grupo de idosos será contemplado na segunda etapa porque neste momento ainda está sendo imunizado contra a Covid-19.

A meta para todos os estados, segundo o governo federal, é imunizar pelo menos 90% dos grupos prioritários. O Paraná deverá vacinar 4,4 milhões de pessoas. A primeira remessa, que começou a ser distribuída na quinta-feira, 8, contém 372 mil doses do Ministério da Saúde.

“Vamos trabalhar com duas campanhas simultaneamente, contra a Covid-19, já em andamento, e a partir do dia 12 contra a Influenza. O Paraná tem expertise em vacinação, conta com uma rede com 1.850 salas de vacina distribuídas por todos os municípios e equipes capacitadas e preparadas”, reforçou Beto Preto.

O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe simultaneamente. A orientação, neste momento, é priorizar a imunização contra a Covid-19 e respeitar o intervalo de 14 dias entre uma e outra dose.

Em Santa Catarina, a população que faz parte dos grupos prioritários para a Campanha de Vacinação contra a Influenza é de 2.758.305 milhões de pessoas. A meta é vacinar, ao menos, 90% desse total. Até o momento, o Ministério da Saúde (MS) encaminhou ao estado 226 mil doses, que foram distribuídas nesta quinta-feira, 8, junto com as doses da vacina contra a Covid-19.

O imunizante contra a gripe protege contra três subtipos do vírus: influenza A (H1N1); influenza A (H3N2) e influenza B. “A vacina tem por objetivo reduzir os sintomas graves da doença, evitando assim a evolução para casos graves e possíveis óbitos. E, em meio à pandemia do coronavírus, a vacinação tem papel importante para evitar ainda mais hospitalizações”, ressalta João Augusto Brancher Fuck, diretor da Dive/SC.

Medidas de prevenção devem ser adotadas

Para que a Campanha de Vacinação contra a Gripe seja segura será preciso reforçar as medidas de prevenção ao coronavírus nos pontos de vacinação, como a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial, o respeito ao distanciamento social e físico de 1,5 metro entre as pessoas, evitando aglomerações, e a disponibilização de álcool em gel nos postos.

Para isso, Santa Catarina recomendou que os municípios adotem medidas como:

ampliação do horário de vacinação, com horário estendido, a fim de aumentar a oferta de vacinação e ampliar o acesso da população;

reserva de local específico para aplicação da vacina contra a gripe, preferencialmente separado do local de aplicação da vacina contra a Covid-19;

realização de triagem para evitar a entrada/permanência nos locais de vacinação de pessoas com sintomas gripais;

realização de vacinação domiciliar para pessoas com dificuldades de locomoção;

promover vacinação em locais diversos como escolas, praças, drive-thru, entre outros.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Prefeitura de União da Vitória divulga resultados do Testa União

Próxima publicação

Vacinação contra covid: Confira os dados locais e estaduais