Conheça os planos da nova gestão para áreas vitais como saúde, educação e infraestrutura
Vice-prefeito da gestão anterior, comandada por Santin Roveda, Bachir Abbas se candidatou ao cargo de prefeito e foi eleito com mais de 53% dos votos válidos. Filiado ao Partido Progressista (PP), Bachir tem 54 anos de idade e é empresário. Conversamos com ele para entender quais serão as prioridades, os planos e os rumos que União da Vitória tomará sob sua gestão.
Os desafios da gestão
Quando perguntado sobre quais serão os maiores e mais graves desafios enfrentados em sua gestão, Bachir respondeu que “O principal desafio de todos os prefeitos que estão assumindo é fazer mais com menos. Os municípios têm enfrentado uma queda de arrecadação devido principalmente à pandemia, e as demandas tem aumentado. Hoje, as pessoas estão migrando dos planos de saúde particular para o público, e os pais estão tirando os filhos de escolas particulares e indo para escolas públicas. União da Vitória tem uma das melhores escolas públicas a nível de Paraná, e no ano passado teve um dos melhores índices do Ideb no estado. Então, os pais que estão migrando podem ter a certeza de terem uma escola de qualidade”, disse. Também explicou que o pós-pandemia é outro desafio. Na área da saúde, acarreta uma demanda muito grande, que a gestão terá de suprir, assim como na educação e em diversas outras áreas, “Temos que estar preparados para o pós-pandemia, mas o principal desafio é geração de emprego e renda, melhorar a arrecadação do município”, relatou.
Empregos e renda
Segundo ele, a prefeitura pretende melhorar a arrecadação do município com investimento em uma nova Área Industrial para a cidade, “Nós já estamos vendo algumas áreas em toda a cidade para implantarmos nossa área industrial. Nós temos certeza que a partir do momento que concretizarmos esse projeto, os próprios empresários de União da Vitória irão investir na cidade e vamos atrair empresários de fora”, falou. Segundo ele, o projeto conta com apoio do líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, Hussein Bakri, além do apoio do próprio governador, Carlos Ratinho Massa, que garantiram R$10 milhões de para a construção da infraestrutura para a área industrial.
Também afirmou que pretende investir na área turística de União da Vitória, “O turismo é uma grande fonte de geração de renda. Conseguimos um investimento de 5 km de pavimentação com paralelepípedos para a rota das cachoeiras, o que vai melhorar a infraestrutura. A nossa estação ferroviária, provavelmente voltará a abrigar a [Locomotiva] 310 em agosto ou setembro. Estamos fomentando a questão do turismo”, afirmou.
Planos para a cidade
Sobre os principais planos que sua gestão tem para a cidade, Bachir explicou que “Nós vamos ter um tripé, da geração de emprego, com a nossa área industrial, com incentivo ao turismo. Vamos fazer um projeto muito bem formatado”, disse. Continuou explicando que uma das outras pernas de seu tripé é a educação. Bachir, juntamente com as secretarias de Educação, Cultura e Assistência Social, quer expandir as atividades dos estudantes no contra turno escolar.
Ele explicou que, assim que as aulas voltarem, “Quando os alunos não estiverem em sala de aula, estarão em centros para aula de música, aula de teatro, etc. Nossa secretaria de cultura já está criando esses espaços, qualificando profissionais”. Bachir explicou que o terceiro pilar do tripé é a aproximação com a população, e a transparência. “Até metade do ano, queremos disponibilizar o aplicativo ‘União na Palma da Mão’. Você vai ter todos os serviços que a prefeitura presta para a população na palma de seu celular, além de disponibilizar todas as contas públicas através do nosso portal da transparência”, disse. Também afirmou que estão considerando a possibilidade de eliminar as filas para ficha em postos de saúde, “Através do aplicativo, as pessoas poderão marcar consultas e exames, e não precisar ir ao posto de saúde”, concluiu.
Educação
Segundo Bachir, “O sonho de todo prefeito é o colégio em tempo integral. Nós já temos alguns colégios integrais, mas tudo demanda recurso”, disse. Ele explicou que procurar formatar a educação em União da Vitória nesse formato, com o oferecimento de atividades no contra turno, sejam elas didáticas ou culturais, para manter os alunos ‘fora da rua’, “Se o poder público não acolher esses jovens, muitas vezes as drogas acolhem. O que pudermos intensificar nessa questão de tempo integral, vamos intensificar”. Também disse que o governo estadual pretende implantar mais um colégio cívico-militar, além do que já está em processo de implantação.
Obras
Perguntado sobre as principais obras que pretende empreender, Bachir respondeu que “nossa principal obra é a Área Industrial. Entendemos que a população precisa disso. Vamos continuar outros projetos, mas a principal obra é a Área Industrial e a geração de emprego e renda”, explicou.
Qual o legado que você pretende deixar para a cidade?
“É importante a geração de renda e empregos, mas o maior legado que queremos deixar é do cuidado com as pessoas. Quando você dá a oportunidade de empregos, dos jovens ter oportunidades de vida, temos que pensar nisso. Ser um governo de oportunidade para as pessoas de União da Vitória. Temos que nos preocupar principalmente com as pessoas que moram em União da Vitória”.
O tripé da gestão Bachir
1-Geração de emprego:
Criação de uma área industrial, investimento no turismo e inovação tecnológica
2-Educação
Expansão dos programas extra-curriculares para manter alunos por mais tempo nas escolas, expansão de projetos de colégios integrais.
3-Aproximação com a população
Ocorrerá através do aplicativo “União na Palma da Mão” e volta do “Prefeito com o Povo” e as reuniões nas Associações de Moradores.