Coronavírus em SC: Secretaria da Saúde e municípios definem ações para aumentar fiscalização no feriado prolongado

199 views
3 mins leitura

Equipes de fiscalização e vigilância do Estado de Santa Catarina e dos municípios da região da Grande Florianópolis estarão nas ruas fiscalizando e promovendo o devido cumprimento das regras sanitárias durante o feriado prolongado de Finados.

A primeira reunião para acerto das ações foi realizada na terça-feira, 27, após alerta do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro. Nesta quinta-feira, 29, um novo encontro reuniu representantes da Secretaria de Estado da Saúde, prefeituras da região, Polícia Civil, Polícia Militar, Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), Defesa Civil e vigilâncias sanitárias municipais e estadual.

De acordo com a Superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Raquel Bittencourt, foi apresentado um diagnóstico do cenário atual da pandemia e dos reflexos da aglomeração registrada no feriado de 12 de outubro no número de casos diários.  A região da capital vem apresentando alta em número de casos nos últimos dias. Apenas no boletim desta quarta-feira, 28, foram registrados 1065 novos casos nos municípios de Florianópolis, São José e Palhoça.

Foi definida que uma ação será realizada já no final de semana com foco nas praias, parques e rotas gastronômicas.

“Ficou acertado que a Vigilância Sanitária irá fiscalizar restaurantes, hotéis e bares para avaliar o cumprimento das regras sanitárias referente à pandemia de Covid-19”, afirma. “A Vigilância estadual e suas regionais irão a campo durante todo o feriado para apoiar as demandas dos municípios”.

Além das ações de fiscalização, a Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária elaborou uma nota técnica visando trazer orientações à população no sentido de evitar aglomerações no dia 2 de novembro, dia de Finados.

A nota traz orientações para prevenção do contágio por Covid-19 no que tange, principalmente, ao acesso aos cemitérios e seus entornos. E pontua também cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Vigia Covid

O cidadão pode denunciar aglomerações ou descumprimento de regras sanitárias. Os contatos para todas as situações você encontra no Projeto Vigia Covid

Mais informações para a imprensa:
Fabrício Escandiuzzi
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde – SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99913-0316
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Site: portalses.saude.sc.gov.br


Fonte: Governo de SC

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Defesa Civil do Estado debate projeto para a construção de nanossatélites em SC

Próxima publicação

Coronavírus em SC: Portaria da Saúde define regras para as campanhas eleitorais