Fechados desde o início do ano devido a pandemia, os cinemas, aos poucos, começam a se preparar para a retomada das atividades. A campanha Juntos pelo Cinema reúne mais de 200 profissionais de diferentes setores do mercado cinematográfico, como estúdios, distribuidoras, exibidoras, exibidores e fornecedores do segmento para garantir que o reencontro com os espectadores seja feito de maneira responsável, segura e totalmente confortável.
É uma ação inédita, que respeitando a individualidade de cada empresa e mantendo a livre concorrência, busca ações para manter acesa a magia do cinema. Desde o final de março, o grupo de profissionais voluntários envolvidos no projeto tem como meta retomar o diálogo entre a experiência da sala de cinema e o público.
A ideia nasceu dos profissionais que atuam no meio audiovisual visando auxiliar o segmento de mercado de exibição no Brasil a reencontrar seu público. As ações concretas são mediadas pela Flix Media, empresa especializada em comercialização de espaços publicitários no cinema. Esse esforço coletivo e pro bono deste profissionais do mercado em prol do cinema é fundado no propósito de oferecer um ambiente de segurança e bem-estar para o público e de preservar milhares de empregos ligados à indústria cinematográfica, do set de filmagem à sala exibição.
Antes das salas de cinema reabrirem, a campanha promove duas etapas: na primeira, ainda com as salas sem atividades para o público, mais de 300 veículos de comunicação divulgaram um vídeo reforçando o afeto do cliente ao cinema. Na segunda etapa, antes da reabertura dos cinemas, ocorre um esforço de conscientização para disseminar os novos procedimentos que deverão ser cumpridos quando o público voltar ao cinema. Para esta etapa, a Federação Nacional das Empresas Exibidoras de Cinema (Feneec), os sindicatos estaduais, seus associados e a Associação Brasileira de Multiplex (Abraplex) realizam um esforço conjunto para elaborar materiais e divulgar as diretrizes das autoridades, orientações e protocolos para assegurar que a volta à normalidade dos cinemas seja segura e não arrisque a vida do público ou dos funcionários.
Quando os cinemas por fim reabrirem, o movimento #JuntosPeloCinema continuará a divulgação dos protocolos de segurança, além de trabalhar para sanar as dúvidas dos clientes. Para comemorar a volta das atividades, será realizado o Festival de Volta para o Cinema, idealizado por Érico Borgo, crítico, curador e apresentador brasileiro. O festival acontecerá em cinemas de todo o Brasil, e consiste na exibição de clássicos que impactaram o público brasileiro, sucessos de bilheteria e filmes aclamados nas duas primeiras semanas após a abertura.
O Festival De Volta Para o Cinema começará dia 03 de Setembro e será divido em 8 temas: A Fantástica Sala dos Clássicos do Pop, A Sala do Espanto, A Vingança dos Geeks, Curtindo a Família Adoidado, Dias de Identidade, Sob Domínio do Drama, Tropa de Risos e A Sociedade das Sagas. Onde passarão grandes filmes da história do cinema, sucessos de crítica e bilheteria e produções recentes que serão os clássicos do futuro reunidas no festival.
Na Região
Nas redes sociais a Rede Gracher, que possui 3 salas de cinema na Havan de Porto União, que é a favor do retorno dos cinemas, e que eles vêm se preparando para um retorno responsável com a higienização completa da sala entre as sessões, capacidade de ocupação reduzida, máscaras obrigatórias e ampla disponibilidade de álcool em gel.
Segundo Daniel Júnior, gerente do Cine Gracher de Porto União, todos os cinemas do Brasil a partir de semana que vem receberão uma grande campanha, mas que na verdade tudo está na mão do governador e do prefeito. Ele espera que a unidade de Porto União esteja de volta à ativa em no máximo 3 semanas, pois o trabalho interno já está acontecendo.
Essa unidade também participará do Festival De Volta Para o Cinema, mas ainda não se sabe se receberão todos os filmes apresentados na programação do site do festival. Alguns dos filmes já confirmados são Matrix, E.T. e Caça-Fantasmas, o restante da grade ainda está sendo definida