BID define consórcio que fará o projeto do novo complexo hospitalar de Florianópolis

318 views
6 mins leitura


Em maio, o governador Carlos Moisés firmou convênio de US$ 800 mil com o BID      Foto Ricardo Wolffenbuttel/SECOM

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou nesta semana que o consórcio Ikons/Accenture/Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados/RAF Engenharia será responsável pela elaboração do projeto para a construção do novo complexo hospitalar em Florianópolis. 

Para consolidar a parceria público-privada (PPP) junto ao Governo do Estado, o consórcio selecionado fará o trabalho de consultoria, que envolve os estudos técnicos de engenharia, jurídicos e ambientais para construção, operação e manutenção do complexo.

O secretário executivo de Parcerias Público-Privadas da SCPar, Ramiro Zinder, explica que o grupo terá um prazo de dois anos para a entrega dos documentos necessários, incluindo a minuta de edital da PPP. Zinder destaca que a reunião que dará início ao processo está agendada para a próxima segunda-feira, 17, e outra reunião com o governador Carlos Moisés, além do secretário da Saúde e representantes do BID, deve se realizar no dia 31 de agosto.

“Mais que a possibilidade de reduzirmos alguns custos do sistema hospitalar, o projeto nos permitirá salvar mais vidas, uma vez que a integração de dois hospitais gerais, uma maternidade e um hospital infantil trará mais agilidade e eficiência no atendimento à população catarinense”, destaca Ramiro Zinder.

Sobre o novo complexo hospitalar

O projeto anunciado pelo governador Carlos Moisés no mês de janeiro deste ano, traz a proposta de concentrar em um só local os serviços realizados pelos hospitais Celso Ramos, Infantil Joana de Gusmão, Nereu Ramos e Maternidade Carmela Dutra.

Santa Catarina já conta com US$ 800 mil para estruturação do Projeto de Parceria Público-Privada (PPP). Os recursos são provenientes do convênio firmado no mês de maio entre o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O valor será investido na modelagem de todo o projeto, que inclui aspectos jurídicos, de arquitetura e engenharia do complexo hospitalar. A SCPar, que tem atuação vital nas ações de desestatização, ficará responsável por este processo, junto com os consultores contratados pelo BID e equipe da Secretaria de Estado da Saúde.

O secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, destaca que há muito tempo existe a reivindicação por melhorias nas unidades hospitalares de Florianópolis. Segundo ele, a necessidade de se realizar estudos sobre o tema ganhou força em 2017 dentro da pasta, e agora começa a se tornar realidade a partir da política de parcerias e da própria visão deste Governo em relação à Saúde.

“Quase todas as regiões já receberam investimentos para melhorias nos processos de trabalho e de atendimento hospitalares. Na capital dispomos de hospitais muito antigos, por isso, o projeto do complexo hospitalar é fundamental”, explica.

De acordo com o governador Carlos Moisés, ao delegar algumas funções à iniciativa privada o Estado abre espaço para se dedicar às demandas realmente prioritárias da população, além de garantir atendimento mais humanizado e facilitar a logística ambulatorial. “Entendemos que o Governo deve focar seus esforços na prestação de serviços de qualidade aos cidadãos e garantir boas condições de trabalho aos profissionais da Saúde”, destaca.

Programa de Parcerias

Desde maio de 2019, Santa Catarina tem um programa para atrair propostas de parcerias público-privadas. Trata-se do Programa de Parcerias e Investimentos do Estado de Santa Catarina, o PPI-SC.

Pouco mais de um ano depois, a governança do programa está estruturada com leis e decretos, o que é fundamental para o trabalho da equipe que mapeia oportunidades de parcerias para o Estado.

São pelo menos 11 projetos compostos por PPPs de infraestrutura social, concessões de centros de eventos, equipamentos turísticos e terminal rodoviário.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação – Secom
Governo de Santa Catarina
Fone: (48) 3665-3022
E-mail: imprensa@secom.sc.gov.br
Site: www.sc.gov.br


Fonte: Governo de SC

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Centro de Inovação de Jaraguá do Sul recebe segunda empresa âncora do habitat

Próxima publicação

Nota de Pesar: Educação Especial lamenta a morte do Dr. Álvaro de Oliveira