A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) iniciou a fase pré-operacional do Sistema de Esgotamento Sanitário de Concórdia. Passado o período de ajustes, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) está concluída e tem capacidade de tratar até 60 litros por segundo – praticamente cinco milhões de litros/dia.
O sistema, formado por 57 quilômetros de redes, quatro elevatórias de bombeamento e a unidade de tratamento, vai proporcionar cobertura de 42% ao município. Serão atendidos 25 mil moradores dos bairros Jardim, Vista Alegre, Centro, Imigrantes, São Miguel, Liberdade, Floresta, Imperial, Sunti, Nazaré e Nações. A população beneficiada já pode fazer a conexão de seus imóveis à rede coletora.
O Governo de Santa Catarina e a Casan investiram R$ 45,6 milhões, obtidos junto à Caixa Econômica Federal, na implantação do sistema de Concórdia, um dos maiores e mais complexos do Estado.
Solo rochoso
A complexidade da obra ficou por conta da geografia local e das características do solo rochoso, que exigiram até o uso de explosivos para assentar tubulações a dois, três e até quatro metros de profundidade. “A implantação de rede acabou sendo mais lenta em Concórdia, principalmente, devido às dificuldades de terreno”, lembra o engenheiro Fábio Krieger, Diretor de Expansão e Operação da Companhia.
A empresa contratada para a obra enfrentou outros empecilhos, como a necessidade de construir uma ponte na estrada de acesso à Estação de Tratamento e horários reduzidos de obras nas áreas centrais, para amenizar transtornos ao comércio.
“O sistema de esgotamento sanitário melhora os níveis de saúde e de qualidade de vida para toda a região”, diz a engenheira Roberta Maas dos Anjos, Diretora-Presidente da Companhia.
Esclareça suas dúvidas
Quando devo fazer a conexão do imóvel ao Sistema da Casan?
A partir deste mês de junho, os moradores dos 11 bairros beneficiados (Jardim, Vista Alegre, Centro, Imigrantes, São Miguel, Liberdade, Floresta, Imperial, Sunti, Nazaré e Nações) estão autorizados a providenciar o direcionamento do esgoto residencial à Caixa de Inspeção (CI) instalada em frente aos imóveis.
Em algumas localidades há também casos em que a conexão deve ser realizada pelos fundos do terreno, compartilhando a Caixa de Inspeção (CI) instalada em frente ao imóvel do vizinho.
Veja aqui o Mapa de Esgoto de Concórdia
O que é a Caixa de Inspeção (CI)?
A CI é o local onde o morador deve conectar o seu esgoto residencial. É também o ponto que marca até onde a Casan terá responsabilidade sobre o sistema de esgoto. Na área interna do imóvel, cabe ao proprietário providenciar as adaptações para que possa contar com o serviço de coleta e tratamento.
Existe algum Manual a seguir para a correta ligação?
Há um conjunto de orientações a serem seguidas e que podem ser visualizadas neste link. Você pode também acessar o folder que explica como fazer essa conexão.
O que faço com a fossa séptica de minha casa?
Após direcionar o fluxo do sistema individual de esgoto para a Caixa de Inspeção (CI), a Casan recomenda desativar e aterrar fossa e sumidouro, para evitar formação e acúmulo de gases. Um dos benefícios dos bairros que receberam rede é que os imóveis dessas áreas não precisarão mais acionar serviços Limpa-Fossa, como era recomendado.
Qual profissional contratar para essa ligação?
A Companhia já realizou um curso gratuito para profissionais (encanadores, instaladores hidráulicos e pedreiros) da cidade. Nomes e contatos desses profissionais podem ser obtidos AQUI
Posso contratar outros profissionais que não os que fizeram o curso?
Sim. O proprietário não precisa necessariamente contratar esses profissionais habilitados, tendo total liberdade para escolher instaladores de sua preferência e confiança. Assim que passar o período de isolamento social, a Companhia ministrará outro curso de capacitação no município.
Até quando devo fazer essa ligação?
O quanto antes. A Casan está ciente das restrições geradas pelo combate à Covid-19 e que a cidade enfrenta um surto de contaminados. Todo o cuidado, portanto, é necessário. Mas o quanto antes o morador fizer a ligação, melhor é para a saúde do bairro, dos moradores da rua e imóvel beneficiado. Com essas ligações executadas, a Casan poderá colocar a Estação em funcionamento e avaliar a sua operação, realizando inclusive eventuais ajustes.
Há algum Comunicado oficial da Companhia com relação ao início da operação do sistema?
A Casan está veiculando Publicidade Legal nas emissoras de rádio da cidade e vai enviar nas faturas dos meses julho, agosto e setembro a seguinte mensagem autorizando as conexões:
Caro(a) usuário(a): informamos que a rede coletora de esgotos
está implantada e a caixa de ligação disponível ao seu imóvel.
Solicitamos a ligação para contar com coleta e tratamento.
Dúvidas podem ser esclarecidas no site www.casan.com.br e
na Central de Atendimento 0800 643 0195.
Os moradores também receberão em suas residências um comunicado informando sobre a autorização de conexão ao Sistema de Esgoto da Casan e o folder que mostra como fazer essa ligação.
Há algum telefone ou endereço local para esclarecer dúvidas?
Para mais informações e esclarecimentos a Casan conta com o telefone local (49) 3904-5900 e com sua Central de Atendimento 0800 643 0195
Quando começa a cobrança pelo serviço de esgoto?
Ainda não há data para se iniciar a cobrança em Concórdia.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Comunicação Social da Casan
Fones: (48) 3221-5034 | 3221-5035 | 3221-5036
Arley Reis
E-mail: areis@casan.com.br
Ricardo Stefanelli
E-mail: ristefanelli@casan.com.br
Fone: (48) 9136-9345
www.casan.com.br
Fonte: Governo de SC