Estava avaliando as estatísticas sobre os óbitos no Brasil causados pelo Coronavírus. Aqui as coisas deveriam ser diferentes, as estatísticas deveriam considerar outras variáveis, deveria ter pelo menos uns três *** para esclarecer os detalhes dos números que são apresentados.
Eu vou dar um exemplo para os asteriscos.
*: Inclui população de risco que assumiu o risco de morrer mesmo sendo amplamente avisada.
Enquanto em países desenvolvidos o isolamento é respeitado na sua maioria, aqui no Brasil os botecos de esquina chegam no final da tarde e nos fins de semana lotados… Lá dentro senhores de idade avançada e do grupo de risco bebem sua cerveja tranquilamente e sem máscaras é claro. Um deles, um conhecido meu, ainda diz calmamente quando questionei ao ver ele em um destes botecos: ‘Como que eu vou beber com a máscara?!?’.
Será que estas pessoas ao contrair a Covid19 e ir a óbito não deveriam estar em uma estatística separada???
**: Inclui população que não buscou atendimento médico, mesmo apresentado os sintomas graves do Covid19 e que foi internada apenas quando a doença estava em seu estado avançado.
Digo isso porque há inúmeras histórias assim. A população está recebendo informações contraditórias. A população precisa ser avisada que ao apresentar os sintomas é necessário que se busque sim o atendimento médico, ou que comunique a saúde do município para que haja acompanhamento e sejam tomadas as medidas de prevenção para que a doença não se agrave. Além disso muitas pessoas tem medo de saber que estão com a doença, porque temem as consequências disso, como o isolamento da família, a reação de vizinhos, a reação do patrão, etc.
***: Óbitos por Covid19 separados em duas classes, a que recebeu atendimento médico e a que não recebeu atendimento médico.
Ouvi uma entrevista do secretário de saúde do estado de São Paulo que ela destaca está condição. E fiquei realmente curioso em saber o número total de óbitos por Covid19 causados por falta de atendimento ou estrutura hospitalar.
É claro que escrevo essas ideias e sei que é impossível que elas se tornem reais. E apesar de parecer uma brincadeira, o que quero é chamar a atenção para detalhes que fazem parte daquele número que todos prestam atenção: quantos mortos hoje!!!
OI, OLHA ISSO!!!
- Me contaram que mais uma rua está sendo asfaltada sem a devida infra-estrutura de tubulação para águas pluviais e esgoto. Assim fica fácil asfaltar a cidade inteira. Porque o que custa caro não é o asfalto, mas sim o que fica escondido embaixo da terra (os tubos de esgoto e água pluvial)…
Quando o próximo prefeito assumir, ele terá que gastar ainda mais dinheiro quebrando o asfalto novo para fazer o que o prefeito atual deveria ter deixado pronto.