Em União da Vitória, bem ou mal, existe uma renovação politica. Nos últimos 16-20 anos, apareceram prefeitos como o Sr. Hussein, Juco, agora Santin, fazendo uma análise dos “caras” mais recentes. Todos tiveram para mais ou para menos, para pior ou para melhor, administrações aceitáveis, mas houve um oxigênio “puro” na politica. Já em Porto União, há muito tempo a briga ficava entre Dr. Vitinho e Buzina, com um breve intervalo de quatro anos com o excelente Dr. Ari, e mais recentemente a briga entre Eliseu e Renato, e o Sr. Anísio alçado ao poder com apoio do Sr. Renato. Como se nota, pouca oxigenação no campo politico e de ideias. Ano que vem, ele (Eliseu) pode ate dizer que não será candidato a reeleição, mas será. Ao que parece, Renato Stasiak confidenciou a amigos que realmente não concorrerá, liderou por mais de duas décadas o MDB, fez boas realizações, mas cansou, preferindo cuidar de suas empresas. Portanto, sem o líder Renato abrem-se novas opções: quem vai substitui-lo? quem enfrentará Eliseu ? O ideal seria que Eliseu apontasse o seu sucessor, e Renato também. As formas de política dos dois e de seus companheiros já estão exauridas, não se vê quase nada de impactante. Porto União e seu munícipes é uma cidade querida e respeitada em todo Estado e no Brasil, mas está a anos sem um choque de gestão.
Há quanto tempo os hotéis, supermercados, restaurantes, farmácias, vida noturna, nossa cidade não vê a realização de dois a três eventos por ano? Principalmente a faixa que atingiria diretamente os setores acima mencionados e sua juventude através de varias fases dos jogos regionais como: OLESC, JESC, e JASC.
E o pior de tudo, o reflexo de tudo isso, deste marasmo, desta falta de ideia, deste verdadeiro comprometimento com seu povo é o legislativo Municipal, que tem em sua câmara oito vereadores com infinitos mandatos e poucas realizações. Ser bom de voto ou ter condições para gastar dinheiro não quer dizer que sejas um bom vereador, submissos quase sempre a vontade do executivo. Um exemplo mais recente, o executivo pago pelo dinheiro do contribuinte, bem como os vereadores, tiveram uma atitude extremamente vergonhosa com sua juventude, esta folha criticou e denunciou. Todos os vereadores receberam exemplares do jornal, pedindo encarecidamente que tomassem uma atitude, pois também são remunerados pelo dinheiro do contribuinte. Nenhum levantou a voz, todos foram omissos. Parece que possuem um receio incrível do chefe do executivo. É hora de mudar, depende de você!
Em tempo: O Sr. Prefeito a partir deste ano, mudou para melhor sua posição e a juventude através de projetos sociais, que estão tendo um apoio maior. Ainda nesta semana, participaram da fase final dos joguinhos abertos.
CLUBE CONCORDIA – ABBAS-
LOTÉRICA DO CALÇADÃO-
HERBERT PWHER
Nossa juventude continua “matando a pau” no campeonato estadual catarinense. No sábado passado, na categoria sub-15 feminino, clube concórdia APAB venceu a representação da cidade de São Bento do Sul por 10 pontos de diferença, encaminhando quase certo sua classificação para as quartas de finais. Ainda restam três jogos. No masculino, com quatro jogos e três vitorias, no próximo final de semana vão se dirigir para jogar em São Joaquim (um jogo) e no domingo dois jogos na cidade de Lages. Será a ultima rodada da fase classificatória, e independentemente dos resultados, o representante de Porto União – DME já está classificado nas duas categorias para as quartas de final. Parabéns ao trabalho dos professores de educação Fisica Neto e Uná.
FUTEBOL CLUBE DO PORTO
Estive assistindo sábado passado o sub-20 do nosso representante contra Jaraguá do Sul. Pelo menos no primeiro tempo, onde perdia por 3×1, foi alvo lamentável. Erros grosseiros e infantis do goleiro, defesa completamente atrapalhada, meio de campo e ataque quase inexistentes. Repito, consegui assistir só o primeiro tempo. Não se deve culpar apenas o técnico por tal má apresentação, mas se continuar assim é uma geração muito fraca tecnicamente. Técnico Toninho (bom profissional) terá muito trabalho.