Estado abre diálogo com indígenas para preservação dos povos e das tradições

88 views
5 mins leitura

Fotos: Júlio Cavalheiro/Secom

O Governo de Santa Catarina voltou a buscar uma aproximação com os povos indígenas que habitam diversas regiões do estado. O governador Carlos Moisés recebeu, na tarde desta sexta-feira, 26, lideranças de oito comunidades e procuradores do Ministério Público Federal (MPF) para tratar de assuntos como terras, educação, saúde e segurança nas aldeias. A reunião ocorreu na Casa d’Agronômica, em Florianópolis.

Moisés assegurou que, a partir de agora, o Governo manterá um diálogo permanente com o MPF e os povos indígenas. “​Tudo o que o Estado puder fazer para garantir o bem-estar, conservar a cultura, proteger o índio em Santa Catarina e suas tradições, nós vamos fazer. Mesmo em situações que não sejam de competência do Estado, faremos a intermediação com a União. Vamos analisar de forma técnica, sem ideologia, tudo o que precisa ser feito”, afirmou o governador.

A procuradora da República Analúcia de Andrade Hartmann considerou positivo o encontro e a disposição do Governo do Estado em tentar resolver os pleitos de forma amistosa. “​Fazia muitos anos que um governador não recebia as comunidades indígenas. Infelizmente, as questões sempre foram tratadas judicialmente, e não pelo diálogo. Por isso esse encontro é histórico. Há várias questões que agora podemos discutir de forma aberta e transparente”, avaliou Analúcia.

O MPF esteve representado também pelos procuradores Anderson Lodetti (Caçador), Lucyana Pepe (Blumenau) e Carlos Humberto Prola (Chapecó).

Encaminhamento da reunião

Presente na reunião, a secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Maria Elisa De Caro, ficará responsável por liderar a atuação do Governo quanto às questões indígenas. A SST coordenará as ações, que também vão abranger outras secretarias e órgãos, conforme a necessidade. “O diálogo sempre traz informação, e as informações mais corretas nos ajudam a viabilizar as demandas. Algumas delas são complexas, mas há outras que podemos resolver dentro do Governo do Estado. Estas nós podemos e devemos realizar”, reforçou Maria Elisa.

A líder da terra indígena do Morro dos Cavalos, Eunice Antunes, saiu da reunião satisfeita com os encaminhamentos e se mostrou otimista quanto à nova abordagem às questões indígenas. “Há muito tempo esperávamos um diálogo com o governador. Foi a primeira vez que vi essa recepção. Queremos que o governo cumpra com o seu papel em respeito aos nossos direitos”, afirmou.

Outros líderes indígenas também participaram da reunião: Hyral Moreira (Terra Indígena M’Biguaçu, de Biguaçu), David Timóteo Martins (Terra Indígena Morro da Palha, de Biguaçu), Adenílson Moreira (Terra Indígena Tarumã, de Araquari e Balneário Barra do Sul), Idalino Fernandes (Terra Indígena Toldo Chimbangue, de Chapecó), Marcos Mariano Moraes (Terra Indígena Guarani de Araçaí, de Cunha Porã e Saudades), Vugce Camlém (Terra Indígena La-Klano, de Ibirama) e Teófilo Gonçalves (Terra Indígena Morro dos Cavalos, de Palhoça).


Informações adicionais para a imprensa
Renan Medeiros
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: renan@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3058 / (48) 99605-9196
Site: www.sc.gov.br 
www.facebook.com/governosc e @GovSC


Source: Governo SC

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Fiscalização em transporte de cargas e produtos perigosos resulta em 299 autuações

Próxima publicação

Governo do Estado define reocupação de prédios das extintas ADRs