Vereadores de União da Vitória participaram na tarde desta quinta-feira, 07, de um encontro com o Secretário de Segurança Pública do Paraná, General Luiz Felipe Kraemer Carbonell e o Delegado Geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockembach.
O encontro foi organizado pelo Poder Judiciário da Comarca de União da Vitória e pelo deputado estadual Hussein Bakri. Participaram do evento também, prefeitos e lideranças políticas do sul do Paraná.
Carbonell relatou as dificuldades do setor no Paraná, ouviu queixas sobre o baixo efetivo da Polícia Militar, Polícia Civil, da Delegacia da Mulher e da unidade dos bombeiros militares de União da Vitória.
Conforme o secretário, a situação só vai melhorar com a realização de concursos públicos para suprir as baixas no funcionalismo da segurança pública. Carbonell disse que esses problemas só poderão ser atacados a médio e longo prazo, o que gerou certa insatisfação dos presentes.
Em relação ao presídio regional, o secretário reforçou que falta o terreno para a construção. Para ele a verba para tal fim não é o problema e sim um consenso sobre o local e o imóvel para a construção do presídio na região.
Os vereadores querem mais policiais militares, a transferência de presos condenados da Cadeia improvisada da Delegacia de União da Vitória e mais estrutura para a delegacia da mulher e do corpo de bombeiros.
O secretário não deu nenhum indicativo, inclusive de medidas paliativas, para mudar o quadro deficitário em União da Vitória.
O presidente da Câmara de Vereadores de União da Vitória, Ricardo Sass, avaliou o encontro com cautela. Ele disse que se as reivindicações de União da Vitória forem ouvidas e solucionadas, o encontro poderá ser considerado como produtivo.
O vereador disse que vai aguardar os próximos passos do governo do Estado, para se pronunciar sobre o assunto. Os vereadores deverão se pronunciar sobre o encontro na reunião de segunda-feira, 11.