O governador em exercício Darci Piana, participa da abertura 45ª Expo Umuarama e 18ª Feira Internacional. Participaram: prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom; os secretários: do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Márcio Nunes; da Agricultura, Norberto Ortigara; presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Milton Gaiari; entre outros. Umuarama, 07-03-19. Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Paraná busca inovação para ampliar a produtividade agropecuária

188 views
4 mins leitura

O governador em exercício Darci Piana participou nesta quinta-feira (7) da abertura da Expo Umuarama e reforçou o trabalho do Governo do Estado em buscar na inovação e na tecnologia as chaves para aumentar a produção agropecuária paranaense. Em sua 45ª edição – 18ª como Feira Internacional – a Expo Umuarama tem a expectativa de movimentar R$ 60 milhões em novos negócios, com foco principal na pecuária.

Piana ressaltou que a viagem do governador Carlos Massa Ratinho Junior ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, tem o objetivo de conhecer novas ferramentas que possam ser aplicadas no campo. “Precisamos fazer com que o agronegócio paranaense sejam vendidos melhor lá fora, que a produção seja processada aqui no Estado para ganhar valor agregado e melhorar a economia”, disse. “O governador busca acordos necessários para avançarmos nessa área”, afirmou.

Ele também destacou o papel das feiras agropecuárias, em especial da Expo Umuarama, como vitrines do agronegócio paranaense, comercializando a produção regional e apresentando novas tecnologias aos produtores. “O evento demonstra a pujança do setor no Paraná. A presença do Estado no evento demonstra que juntamos esforços para alavancar o crescimento do agronegócio”, afirmou.

PARTICIPAÇÃO — O Governo do Estado é um dos apoiadores da feira, que acontece de 7 a 17 de março no Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega. A Secretaria de Estado a Agricultura e do Abastecimento participa do evento com a apresentação de programas, projetos e ações da pasta e dos órgãos vinculados.

A secretaria conta com uma área com demonstrações práticas de criação e produção e também apoia diversas atividades técnicas realizadas durante os 11 dias de feira. “É mais uma feira importante no calendário de eventos agropecuários do Paraná e uma das maiores do Estado, que potencializa cada vez mais a nossa vocação agropecuária”, afirmou o secretário Norberto Ortigara. “A feira dá suporte à estratégia do Estado de potencializar o agro com a difusão de tecnologia e informações para quem quer evoluir na produção”, disse.

VOCAÇÃO REGIONAL — A região Noroeste do Paraná é a principal produtora de fécula de mandioca do Brasil e tem a maior pecuária bovina de corte do Estado, que é o grande foco da Expo Umuarama. Cerca de 8 mil animais de 14 raças, entre bovinos, equinos, ovinos e caprinos, passarão pelo evento. A agenda de negócios prevê grandes leilões e vários julgamentos de raça, com ranqueamentos nacionais.

São 262 expositores do comércio, indústria, serviços e, principalmente, agropecuário. A expectativa é receber 210 mil visitantes nos 11 dias de programação. “O objetivo é buscar tecnologia e genética para ajudar a desenvolver a região Noroeste. A expectativa de negócios é superar em 30% a movimentação do ano passado”, afirmou o presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Milton Gaiari.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes; a desembargadora Joeci Machado Camargo; os deputados federais Zeca Dirceu, Sargento Fahur e Felipe Barros; os deputados estaduais Delegado Fernando e Soldado Adriano; e prefeitos da região.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Mortes caem pelo 2º ano consecutivo no Carnaval do Paraná, aponta PRF

Próxima publicação

Deputadas destacam conquistas e desafios das mulheres na sociedade