Em meio à alta procura por testes de Covid-19 e ao aumento nos preços cobrados por farmácias e laboratórios, o Governo do Estado enviou para a 6ª Regional de Saúde 9.680 testes rápidos de antígeno.
As caixas chegaram a União da Vitória na noite da última quarta-feira após uma articulação que fizemos junto ao secretário de Saúde, Beto Preto, e já estão sendo distribuídas aos 9 municípios da região.
Na pandemia, o Paraná é o Estado que proporcionalmente mais testa a sua população. E agora mais do que nunca, com a explosão de casos provocada pela Ômicron, é fundamental fortalecer o rastreamento de pessoas contaminadas e possibilitar um isolamento mais efetivo para evitar a disseminação do vírus.
Os testes são feitos em pessoas sintomáticas com suspeita de Covid-19, contatos de casos suspeitos ou confirmados e que tenham maior risco de contaminação.
O teste rápido detecta o antígeno do vírus Sars-CoV-2, responsável pela infecção da Covid-19, por meio da coleta de amostra da secreção respiratória (nasofaringe), e apresenta o resultado em aproximadamente 15 minutos.