O dinheiro do pagamento da diferença dos Royaltes devidos pela Petrobrás ao município de São Mateus do Sul referente à exploração do Xisto deverá ser aplicado em um, dois ou três grandes projetos estruturais para a região sul do Paraná. A decisão foi acertada ontem com o governador Carlos Ratinho Jr. e deve alavancar o nosso desenvolvimento nos próximos 5 a 10 anos.
O maior medo que as nossas lideranças política tinham era de que o dinheiro fosse aplicado em outras regiões do estado. Enfim, na reunião de ontem o governador assumiu este compromisso, que o dinheiro ficará na região sul.
Pelo lei, a saúde e educação receberiam estes valores, mas no acordo com a Petrobrás foi definido que o dinheiro pode ser aplicado em energia, pavimentação, tratamento de água, irrigação, meio ambiente e saneamento básico.
Fiquei feliz porque a reunião deixou claro que os prefeitos da região irão tomar a decisão em conjunto para definir qual projeto sairá do papel. Não adianta pulverizar em projetos pequenos que o dinheiro some. E nada está definido até agora. O gasoduto é apenas uma das propostas.
Liderados pelos deputados Hussein Bakri e Alexandre Curi, participaram da reunião o presidente da Amsulpar (Associação dos Municípios Sul Paranaense) e prefeito de Cruz Machado, Toninho Szaykowski; os prefeitos Fernanda Sardanha (São Mateus do Sul), Bachir Abbas (União da Vitória), Rodrigo Rossoni (Bituruna) e Abimael do Valle (São João do Triunfo); além dos vice-prefeitos Rogerio Dalgallo (Bituruna) e Célio Garbin (General Carneiro).
Como o dinheiro será parcelado, o Estado pode até antecipar dinheiro do caixa dentro da programação e do planejamento financeiro que forem feitos nessa parceria. ‘Os prefeitos agora irão nos trazer sugestões, e a Secretaria de Infraestrutura também apresentará propostas de obras importantes para o desenvolvimento da região’, destacou Ratinho Junior.
OI, OLHEM ISSO!
– Só espero que esta promessa dos Royaltes para a região sul se mantenha. Melhor colocar isso num contrato…