O prefeito Bacchir estará hoje em Curitiba participando de uma reunião para trazer para União da Vitória uma parte deste dinheiro. Pois é, lembram daquela compensação por danos ambientais que a Petrobrás foi condenada a pagar por vazamento de produtos químicos no Rio Iguaçu? Isso aconteceu há muito tempo e a Petrobrás terá que fazer compensações ambientais no valor de R$ 1 bilhão. A questão, já escrevi nesta coluna, é que todo este dinheiro já estava pronto para ser investido apenas nos municípios da região metropolitana e no município da Lapa, mas o Ministério Público estadual questionou a forma de aplicação deste valor e então uma porta se abriu para que União da Vitória (que é o único município que faz captação no rio Iguaçu) receba uma parte deste valor. Se pensarmos bem, o município mais prejudicado na época foi União da Vitória e Porto União (prefeito Eliseu deveria ir junto).
O problema é que com a quantia em jogo , já tem prefeito, deputado, enfim, políticos de todas as regiões do estado querendo uma fatia… Isso é ridículo. A questão envolve exclusivamente o Rio Iguaçu.
Quero ver qual será o discurso dos deputados que defendem e são da nossa região nesta questão.
MAIS PERTO
A reviravolta na história do domicílio eleitoral do ex-juiz Sérgio Moro em São Paulo, deve acabar deixando a eleição de Santin Roveda quase que certa. Nos bastidores do União Brasil, partido de Sérgio Moro e Santin Roveda, o que se diz é que o ex-juiz deverá se lançar candidato a deputado federal, fazendo uma votação histórica e trazendo outros candidatos do partido no embalo. Exemplo disso foi o que aconteceu com o deputado Bacil no PSL, na última eleição para deputado estadual. Só precisamos que União da Vitória e região se empenhem e votem em peso nos pré-candidatos locais.
SE PARTINDO
A ala MDBista comandada pelo presidente do diretório estadual, Celso Maldaner, que é defensor de candidatura própria ao governo de Santa Catarina com o candidato Antídio Lunelli entrou em rota de colisão, me disse uma fonte de dentro do partido, com o deputado federal Carlos Chiodini. Pelo que me informaram Chiodini pediu para a executiva nacional do MDB uma intervenção no diretório estadual para tirar a presidência das mãos de Maldaner. A história pode deixar o MDB mais dividido do que já estava.
OI, OLHEM ISSO!!!
– Prefeito Eliseu quer mesmo continuar sua carreira política no lado paranaense… Tem alguns detalhes legais para resolver. Mas ele me garantiu que ele vai.