Vem aí a 1ª Stammtisch Vale do Iguaçu


O evento acontece neste final de semana na Estação União

em Porto União e União da Vitória por

A 1ª Stammtisch Vale do Iguaçu acontece neste final de semana com muita apresentações culturais, grupos artísticos e artistas de nossa região. Stammtisch é um evento tradicional da cultura alemã que reúne diversos grupos de amigos.

A entrada para o evento é gratuita e o espaço terá atrações gastronômicas, chopp gelado e muita música germânica.

No sábado, 7, o evento inicia com o desfile às 10h com a saída em frente a Weber Materiais Elétricos. E às 11 horas na Estação União acontece a abertura oficial que segue com várias apresentações de grupos da região. No domingo, 08, a programação inicia às 12h com a apresentações de grupos e de cantores.

Os horários dos Jogos Germânicos estão sendo definidos e serão divulgados durante o evento.

Sobre Stammtisch

Na cultura da Alemanha e Áustria o Stammtisch (“mesa cativa” em alemão) é um local de encontro reservado num bar ou num restaurante para um grupo de pessoas que se reúnem para beber, comer e conversar.

O termo Stammtisch é formado pela junção das palavras do alemão Stamm (em português tronco ou tribo) e Tisch, que significa mesa. Numa tradução literal, “mesa de tronco” ou “mesa da tribo”. O termo Stammtisch também é usado no sentido de uma mesa-redonda como plataforma de discussão.

O evento, no formato como é realizado no Brasil, não tem registro de que aconteça em qualquer outra parte do mundo. Originalmente, o evento, que foi concebido pelo publicitário e ex-colunista do Jornal de Santa Catarina, Horácio Braun, chamou-se de Encontro de Stammtisch e foi inserido, como sugestão do autor da ideia, na programação de comemoração dos 150 anos da cidade de Blumenau. A partir da terceira edição, em 2001, com o envolvimento de outros tipos de confrarias que não se constituiam em autenticos grupos de stammtisch, resolveu-se denominá-lo de “Strassenfest mit Stammtischtreffen”, que significa “festa de rua com encontro de stammtisch”. Com o passar dos anos, gradativamente passou a se chamar apenas de Stammtisch e a ser considerado uma “celebração à amizade”, tornando-se mais uma festa popular no Estado de Santa Catarina.

Entrou para o calendário de eventos da Santur (órgão oficial de turismo do estado de Santa Catarina) e da Secretaria de Turismo de Blumenau no ano de 2000.

 

PROGRAMAÇÃO

12h – Grupo Teatral e Coreográfico POIESIS do Colégio Casimiro de Abreu de Porto Vitória

12h15 – Estúdio de Dança Eva Beatriz Hasse de Paulo Frontin

(Flocos de Neve; Dança da Chuva; Jazz)

13h – Gabriela Roveda, cantora na Banda The Odatos LIVE

13h30 – Circo Escola Arlequim de União da Vitória

14h – Dupla Sertaneja Jair & Joel de União da Vitória

14h30 – Escola de Dança Futura Dance de União da Vitória

15h – Graziele Jacynto, cantora de União da Vitória

19h Zumba Alemã

20h Banda Brilho da Lua

 

Dia 8 de abril | Domingo

12h – Paulinho Kcheve – músicas diversas

13h – Grupo de Danças Evolution de Porto Vitória

(Dança alemã)

13h30 – Reverence Escola de Dança

13h35 – Studio de Dança MR

14 h Brilho da Lua

17h Banda do Instituto Grunenwald

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*