• fogueira-sao-pedro.jpg
    Festa organizada pela paróquia São Pedro e São Paulo acenderá tradicional fogueira

82ª edição da tradicional Fogueira de São Pedro acontece no fds


Construída de maneira artesanal, a fogueira é uma das mais altas da região há anos

em Porto União e União da Vitória por

As comemorações da tradicional Fogueira de São Pedro e São Paulo, como é conhecida a Festa do Xixo e do Quentão, começaram ainda em junho, com as novenas no dia 27.

Com o início de julho, ocorreu a Festa dos Padroeiros, no dia 01. Como atrações para a comunidade, a festa teve bingo e quadrilha, além de uma fogueira, menor que a tradicional. O ciclo de novenas que iniciou em junho segue até a sexta-feira, 07.

No próximo sábado, 08, começa a grande festa, com a queima da fogueira principal. Nas atrações do evento estão programados jogos, brincadeiras para crianças e gastronomia típica. Marcado para as 19h30, o acendimento da fogueira é a principal atração das comemorações da paróquia.

Festa é tradição da comunidade há 82 anos

A fogueira, construída de maneira artesanal por membros da Paróquia São Pedro e São Paulo, é uma das mais altas da região há anos. Cerca de 50 membros da comunidade se dedicam para a construção da fogueira todos os anos, rito que começou em 1935 para homenagear e festejar os padroeiros da paróquia. Os trabalhos de construção da principal atração da festa iniciam-se três meses antes da data, já que é necessário a escolha e corte de eucaliptos para a estrutura.

Atualização: Por determinação do Corpo de Bombeiros, desde o ano passado a fogueira passou a ser construída com 20 metros de altura, e não mais os 40 metros como era o costume.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Vá para o Topo