Rota Turística do Rio Iguaçu foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná

143 views
4 mins leitura

Das 14 regiões turísticas do Paraná, 06 ficam na Bacia Hidrográfica do Rio Iguaçu. Além disto, dos 113 municípios que integram a bacia, diversos possuem opções de turismo, sob o aspecto religioso, de aventura, ecológico, gastronômico, de negócios, dentre outros.

Por exemplo, hoje existe a navegação turística feita em União da Vitória, com o barco de nome “Novo Horizonte”, que percorre 330 quilômetros navegando e acessando cachoeiras e belezas naturais. O turismo de negócios também é importante na região, movimentando pousadas, hotéis-fazenda, ginásios de esportes, estâncias, Centro de Convenções e Exposições.

O Projeto de Lei número 71/2017, de autoria de deputada Maria Victoria (PP), que Institui a Rota Turística do Rio Iguaçu no Estado do Paraná, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e agora vai a sanção do governador Beto Richa (PSDB).

Trata-se de um documento muito importante para oficializar este roteiro, valorizando os municípios que fazem margem com o Rio Iguaçu, abrindo espaço para eventos, reuniões e ações turísticas das mais variadas. Cabe agora a cada prefeito identificar as melhores opções nos seus municípios, a fim de divulgar as alternativas de turismo na sua região, sempre com apoio da secretaria de Esporte e Turismo e principalmente da Paraná Turismo.

A bacia do Rio Iguaçu abrange os Estados do Paraná e Santa Catarina, além de áreas da província de Misiones, na Argentina. O início fica na divisa dos municípios de Curitiba e São José dos Pinhais, junto ao viaduto da BR-277 na junção dos rios Atuba e Iraí, de onde segue até o deságue no Rio Paraná, após as Cataratas do Iguaçu. O projeto contempla todos os 113 municípios paranaenses em torno do maior rio do Paraná.

 

O ecoturismo, como é conhecido o turismo sustentável, é o segmento que possibilita valorizar e preservar o patrimônio, viabilizando retornos econômicos, proporcionando uma educação ambiental, através da conscientização da importância da preservação do meio ambiente, atuando como instrumento de orientação, sensibilização e equilíbrio entre os desgastes causados pelo desenvolvimento econômico e a necessidade de preservar o meio ambiente. O conceito de desenvolvimento sustentável já se firmou o bastante para incorporar, com clareza e de forma indissolúvel as dimensões econômicas, ambientais e sociais das ações humanas e suas consequências sobre o planeta e os serem que o habitam. Nesse contexto, o ecoturismo utiliza de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca formação de uma consciência ambientalista, através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar da população envolvida.

 

Os objetivos principais da Rota Turística do Rio Iguaçu são:

Estimular a visitação pública;

Contribuir com a preservação do patrimônio natural e dos recursos hídricos;

Promover a educação ambiental;

Desenvolver o ecoturismo e Gerar emprego e renda nas comunidades locais.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Carnês de IPTU já estão disponíveis no site da Prefeitura de Porto União

Próxima publicação

Projeto que propõe obrigatoriedade de treinamento em Primeiros Socorros nas escolas da Rede Pública é aprovado pela Câmara