• WhatsApp-Image-2017-12-29-at-19.03.26.jpeg

Ricardo Barros sinaliza R$ 425 mil a Cisvali, via Santin Roveda


O anúncio foi feito pelo Ministro no último dia útil do ano

em Notícias/Porto União e União da Vitória por

No apagar das luzes de 2017, já projetando recursos para os trabalhos fluírem com prosperidade em 2018, o prefeito de União da Vitória, Santin Roveda, comemora investimento de R$ 425 mil para a saúde na região. Ele preside o Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Iguaçu (Cisvali) e esteve com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta semana confirmando a verba federal nesta sexta-feira, 29.

Roveda destaca que desde a criação do Cisvali, em 12 de dezembro de 1995, é um dos primeiros investimentos diretos de recursos federais no Consórcio que atende às nove cidades da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar). “No meu trabalho, como presidente, consegui liberação de emenda do Álvaro Dias e, agora, com o Ricardo Barros mais este valor.”

Segundo ele, a eficiência do sistema que oferta consultas e exames em especialidades e serviços médicos de que os municípios não dispõem, têm sido um diferencial. Bem como, a organização burocrática e operacional que, além dos valores que cada município paga proporcionalmente ao que compra, utiliza e número de habitantes, esses investimentos são primordiais para qualificar ainda mais a prestação dos serviços aos munícipes da Amsulpar. Junto disso, existem outros repasses estaduais e federais, via ações específicas e programas que o sistema gerencia.

A secretária executiva do Cisvali, Silvia Andrade, salienta que esse recurso vem para reforçar o teto financeiro do Consórcio. “Irá garantir o pagamento de procedimentos ambulatoriais ofertados pelo SUS [Sistema Único de Saúde]”, explica. “Os procedimentos ambulatoriais são aqueles que não precisam de internação, geralmente são atendimentos, consultas, exames ou serviços que não justificam a permanência do paciente na unidade hospitalar”, acrescenta.

Quanto à emenda parlamentar do senador Álvaro Dias, é outro recurso já previamente destinado para o Cisvali. Os valores serão utilizados para compra de equipamentos para servir aos usuários do sistema, via consórcio

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*