Padres da Diocese participam de Simpósio sobre o Papa Francisco


O evento aconteceu no rio Grande do Sul durante a semana passada

em Porto União e União da Vitória por

Os padres Mário Glaab, diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Santo Aberto Magno (IFTESAM), de União da Vitória e João Francisco Sieklicki, vigário paroquial da paróquia N. Sr.ª do Perpétuo Socorro, de São Mateus do Sul, participaram do XVIII Simpósio Internacional IHU, que teve como tema: A Virada Profética de Francisco – Possibilidades e limites para o futuro da Igreja no mundo contemporâneo. O evento aconteceu na Unisinos, em Porto Alegre – RS, dos dias 21 a 24 de maio.

As conferências, proferidas por historiadores e teólogos de renome internacional, apresentaram o pontificado de Francisco na visão de Igreja “em saída”, mostrando as grandes questões que interrogam o catolicismo, o cristianismo e as religiões na atualidade. O Papa Francisco é um marco único com sua imensa simplicidade e abertura para o mundo das periferias. Mais do que condenar, ele convida todas as pessoas de boa vontade a se unir para superar as divisões que causam tanto sofrimento e morte.

Ele, a partir do Evangelho de Jesus Cristo, convida toda a humanidade a se renovar, deixando de lado velhas e viciadas estruturas, para aceitar a Boa Nova de Cristo que liberta e anuncia vida para todos.

Entre os conferencistas destacaram-se Dr. Massimo Faggioli (EUA), Dr. Carlos Scannone (Argentina), Dr. Andrea Grillo (Itália), Dr. Todd Salzmann (EUA) e Dr. Austen Ivereigh (Inglaterra). Outros teólogos colaboraram com conferências simultâneas, entre eles alguns mais conhecidos por nós, como: Dr. Fernando Altemeyer, Dr. Leomar Brustolin (bispo auxiliar de Porto Alegre), Dr. Cesar Kuzma, Dr. Jesus Hortal (famoso canonista), Dr. Paulo Suess e Dr. Roque Junges.