• frio-retorna.jpg

Frio retorna para a região na próxima semana


Frente fria e massa de ar fria de origem polar fazem temperaturas caírem

em Porto União e União da Vitória por

O característico frio do mês de julho deve retornar para a região na próxima semana, conforme previsão do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram). Uma frente fria se aproxima do estado, juntamente com uma massa de ar frio de origem polar, o que resultará na queda das temperaturas no inicio da próxima semana.

A primeira quinzena do mês de julho trouxe temperaturas agradáveis para época do ano na região, mas termômetros começam a registrar quedas nas temperaturas no domingo, 16. Temperaturas começam a abaixar gradativamente, e na segunda-feira, 17, o frio característico de inverno já deve ter retornado. Teremos dias com sol e poucas nuvens, com nevoeiros ao amanhecer, possibilidades de chuvas em pontos isolados.

No restante da semana, a previsão é de temperatura baixa com mínima próxima a 10ºC, com sensação térmica de 5ºC.  O frio intenso deve permanecer até a quarta-feira, 19, mas as temperaturas já começam a subir gradativamente e a previsão é de tempo seco, com sol em todas as regiões, a partir da quinta-feira, 20.

As informações da Epagri/Ciram, órgão estadual de monitoramento da previsão do tempo e do clima, são de uma frente fria que se aproxima do litoral de Santa Catarina, acompanhada de uma intensa massa de ar frio de origem polar. Em pontos isolados as quedas de temperatura podem acontecer de forma brusca. A possibilidade da combinação da chuva com o frio fará com que a sensação térmica em vários locais seja próxima a negativa.

 

Temperaturas atípicas na região

Termômetros têm registrado temperaturas elevadas para a época do ano em todo o estado, deixando o frio típico costumeiro mais ameno. Segundo informações do Epagri/Ciram, neste ano as massas de ar frio estão passando mais pelo Centro-Sul da Argentina, sem avançar para Santa Catarina, o que resulta nas temperaturas atípicas para a época do ano.