• exposição-ifpr.png

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo IFPR 2018


União da Vitória oferecerá para o Curso Técnico em Informática

em Porto União e União da Vitória por

Estão abertas desde 1.º de setembro até 8 de outubro, as inscrições para o Processo Seletivo IFPR 2018. O Campus União da Vitória oferece 40 vagas para o Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. As inscrições para o processo seletivo custam R$ 50 e devem ser efetuadas pela página da Funtef, organizadora do certame. As provas serão aplicadas no dia 19 de novembro.

Em toda Instituição, são ofertadas 3.771 vagas nos cursos técnicos de nível médio e 1.637 nos superiores, distribuídas em 24 cidades do estado. A novidade para este ano é a inclusão de 15 novos cursos, sete superiores e oito técnicos de nível médio.

Os novos cursos superiores são os de Licenciatura em Química, ofertados nos campi Irati, Pitanga e Cascavel; Tecnologia em Gestão Ambiental, no Campus Paranaguá; Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, em Umuarama; e Engenharia de Controle e Automação, em Jacarezinho.

Além dos cursos integrados, também há vagas para cursos subsequentes, que são destinados a quem já tem o Ensino Médio completo e busca uma habilitação profissional técnica.

Os cursos do IFPR são gratuitos (não há cobrança de mensalidade) e estão distribuídos em 24 campi, estrategicamente situados em todas as regiões do Paraná. O Instituto conta com um qualificado corpo técnico e docente, fator que, aliado à qualidade e dedicação dos estudantes, tem garantido um elevado nível de Ensino, além de resultados expressivos no que diz respeito à Pesquisa e à Extensão.

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo custam R$ 50 e devem ser efetuadas pela página da Funtef, organizadora do certame.

Poderá ser concedida isenção dessa taxa ao candidato que comprove não poder arcar com tal ônus. Os pedidos de isenção devem ser apresentados de 01 a 18 de setembro de 2017, conforme estabelecem os editais do processo.

Inclusão social

Do total de vagas, 80% são destinadas à inclusão social e 20% à concorrência geral. Das vagas reservadas à inclusão, 60% são voltadas a estudantes de escolas públicas, 10% para candidatos pretos ou pardos, 5% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência. Os editais criam categorias que visam garantir e incentivar o acesso de candidatos pretos, pardos, indígenas e com deficiência. No caso das vagas para estudantes de escolas públicas (60% do total), por exemplo, foi estabelecida uma divisão garantindo que metade dessas vagas seja ocupada por estudantes cujas famílias tenham renda per capita de até um salário mínimo e meio, considerando a reserva de vagas proporcional para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. O detalhamento dessas categorias está disponível nos anexos dos editais que regem o processo.

Provas

As provas serão aplicadas em uma única fase no dia 19 de novembro, das 14h às 18h. Os candidatos somente poderão realizar a prova na cidade que oferta os cursos para os quais efetuaram a inscrição.

Para os cursos de nível médio, as provas serão aplicadas nas cidades de Assis Chateaubriand, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Quedas do Iguaçu, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

Para os superiores, as provas serão em Assis Chateaubriand, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pitanga, Telêmaco Borba e Umuarama.

Última publicação de Porto União e União da Vitória

Vá para o Topo