Educação da Amplanorte recebe ciclo de formação

206 views
3 mins leitura

Um Ciclo de Formação iniciou na semana passada em Mafra, voltado para formação técnica e de gestão na área da Educação Pública Municipal junto aos municípios que integram a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte).

Os Secretários de Educação e os técnicos que atuam com os sistemas informatizados e os programas federais de financiamento, planejamento, prestação de contas ou cadastro geral de informações da educação pública terão vinte e quatro horas de formação técnica a fim de aprimorar as ações de gestão para garantir aplicação dos dispositivos legais, cumprimento de prazos, preenchimento correto de dados em planilhas ou sistemas, além de trabalhar para qualificar a execução dos planejamentos de gestão.

Esta ação foi planejada via Colegiado de Educação da Associação e, entre outros objetivos, visa detalhar e orientar a implementação de políticas educacionais nacionais para estruturar os sistemas municipais de ensino nos âmbitos: legal, técnico, administrativo, pedagógico e financeiro para que se atualizem e se habilitem a pleitear termos de cooperação junto ao Ministério da Educação ou demais organismos federais.

Durante a capacitação devem ser apresentados os principais sistemas e programas federais da Educação, com formatos e condições determinadas em legislações e resoluções específicas de programas e sistemas de financiamento da educação pública para a adesão, elaboração de planos, aplicação de recursos e prestação de contas em plataformas específicas.

Os próximos encontros acontecem nos dias 18 e 19 de outubro e no dia 9 de novembro. Para esta capacitação foi contratada uma consultoria, cuja profissional, Gilmara da Silva possui Mestrado em Educação, Especialização em Alfabetização e graduação em Pedagogia. Atuou como consultora do MEC e pelo INEP. É consultora na área de Educação para organização legal, administrativa, de pessoal, pedagógica e atua na elaboração, implementação e desenvolvimento de Políticas e Programas Educacionais no âmbito de Secretarias de Educação e junto a Associações de Municípios.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Irineópolis terá Rede de Vizinhos

Próxima publicação

Santa Catarina tem uma das menores listas de espera de transplantes do país