• educação-amplanorte.png

Educação da Amplanorte recebe ciclo de formação


Evento visa detalhar e orientar a implementação de políticas educacionais nacionais para estruturar os sistemas municipais de ensino

em Estado SC por

Um Ciclo de Formação iniciou na semana passada em Mafra, voltado para formação técnica e de gestão na área da Educação Pública Municipal junto aos municípios que integram a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte).

Os Secretários de Educação e os técnicos que atuam com os sistemas informatizados e os programas federais de financiamento, planejamento, prestação de contas ou cadastro geral de informações da educação pública terão vinte e quatro horas de formação técnica a fim de aprimorar as ações de gestão para garantir aplicação dos dispositivos legais, cumprimento de prazos, preenchimento correto de dados em planilhas ou sistemas, além de trabalhar para qualificar a execução dos planejamentos de gestão.

Esta ação foi planejada via Colegiado de Educação da Associação e, entre outros objetivos, visa detalhar e orientar a implementação de políticas educacionais nacionais para estruturar os sistemas municipais de ensino nos âmbitos: legal, técnico, administrativo, pedagógico e financeiro para que se atualizem e se habilitem a pleitear termos de cooperação junto ao Ministério da Educação ou demais organismos federais.

Durante a capacitação devem ser apresentados os principais sistemas e programas federais da Educação, com formatos e condições determinadas em legislações e resoluções específicas de programas e sistemas de financiamento da educação pública para a adesão, elaboração de planos, aplicação de recursos e prestação de contas em plataformas específicas.

Os próximos encontros acontecem nos dias 18 e 19 de outubro e no dia 9 de novembro. Para esta capacitação foi contratada uma consultoria, cuja profissional, Gilmara da Silva possui Mestrado em Educação, Especialização em Alfabetização e graduação em Pedagogia. Atuou como consultora do MEC e pelo INEP. É consultora na área de Educação para organização legal, administrativa, de pessoal, pedagógica e atua na elaboração, implementação e desenvolvimento de Políticas e Programas Educacionais no âmbito de Secretarias de Educação e junto a Associações de Municípios.

Vá para o Topo