Bandeirinhas fazem parte das tradições juninas

Conheça os significados das tradições juninas


Bandeirinhas, fogueiras, comidas e danças típicas fazem um conjunto das festas da época

em Geral por

Com comemorações de origem europeia, as tradições juninas foram incorporadas à cultura brasileira com a vinda dos imigrantes, e são populares até os dias de hoje. Bandeirinhas, fogueiras, comidas típicas e danças são itens indispensáveis nas festas que acontecem no mês de junho em todo o país.

Bandeirinhas coloridas

Um dos principais costumes da época, o de enfeitar os locais com bandeirinhas, faz alusão a um antigo costume religioso no qual os santos do mês (Santo Antônio, São João e São Pedro) tinham imagens gravadas em grandes bandeiras para serem lavadas em água benta, em uma cerimônia conhecida como lavagem dos santos.

Após a lavagem dos santos, os fiéis se banhavam com a água, na intenção de se purificar. Com o passar dos anos o costume perdeu importância e sofreu modificações. As grandes bandeiras foram substituídas pelas atuais, pequenas e coloridas, ainda fazendo alusão ao antigo costume de purificação.

Fogueiras

Outro símbolo marcante das tradições juninas são as famosas fogueiras, que originalmente representavam o nascimento de São João Batista. A tradição cristã conta que Santa Isabel  teria usado uma fogueira para sinalizar o nascimento de seu filho para Maria, que auxiliaria no parto. Outra história também conta que as fogueiras de São João servem para proteger as plantações de maus espíritos, que fogem quando percebem os festejos.

Balão e simpatias

O balão, item muito polêmico das festas juninas, é atualmente proibido. Tradicionalmente, servia como forma de comunicação entre parentes e vizinhos próximos em regiões ermas. Soltar balões no país é crime, e a prática é considerada perigosa, além de poder causar incêndios de grandes proporções.

Muitas simpatias também são tradições juninas, como o banho de ervas para atrair felicidade e proteção. Tradicionalmente feito com cravo, alecrim e manjericão, um banho com essa mistura, realizada do pescoço para baixo, no dia de São João (dia 24) promete atrair a proteção do Santo e alegria para a sua rotina.

Comidas típicas e quadrilha

Muitas comidas também fazem dessa época uma das mais alegres do ano. São diversos pratos típicos e tradicionalistas, feitos seguindo receitas antigas e que garantem a diversão dos foliões juninos. Muitos pratos são feitos a partir de derivados do milho, grão da época, que é usado para pratos como canjica, pamonha, pipoca, cuscuz, bolos e outras variedades. Atrativos gastronômicos como arroz doce, paçoca, pinhão, cocada, maçã do amor e quentão são sempre aguardados e atração garantida nas festas.

Para completar as tradições juninas, a quadrilha surgiu no país como uma adaptação popular de danças da corte, ainda no século XIX, e se fundiu com derivações de danças populares e também ganhou outras significações.

 

 
  • Jéssica Alionso Huk

    Que legal!! =)

     

Última publicação de Geral

Vá para o Topo