Campus Canoinhas oferta curso de Produção de Uva e Vinhos


O objetivo é incentivar a diversificação da própria fruticultura

em Região por

A produção de frutas é uma alternativa viável e rentável de diversificação da pequena propriedade rural. Para incentivar a diversificação da própria fruticultura, o IFSC investe na formação dos agricultores familiares e em pesquisas de culturas que, além de se adaptarem ao clima e solo da região do Planalto Norte, possam ter valor agregado. Este é o objetivo do curso de Produção de Uva e Vinhos que o Campus Canoinhas oferta para os agricultores da região.

As inscrições estão abertas até o dia 3 de junho e devem ser feitas pela internet, no Sistema de Ingresso do IFSC. São vinte vagas disponíveis e a seleção será por sorteio público, que será realizado dia 5 de junho. A divulgação do resultado da primeira chamada será dia 6 de junho, a partir das 18h. As inscrições e o curso são totalmente gratuitos.

Na primeira parte do curso, os alunos vão conhecer as uvas com potencial de cultivo no Planalto Norte e aprender sobre poda, sistemas de condução e principais doenças da videira. Na parte de produção de vinho, serão elaborados vinhos brancos, rosés, tintos e espumantes e realizada análise sensorial de vinhos e espumantes. Também serão abordados temas relacionados à enografia mundial e brasileira, serviço do vinho e enogastronomia.

Com carga horária de 60 horas, o curso terá aulas de 18 de julho a 5 de dezembro, todas as quartas-feiras, das 18h30 às 21h30. Para mais informações, acesse a página de editais do Ingresso e leia atentamente o edital 04/Deing/2018.2.