CALÇADAS E PASSEIOS


em Colunistas/Primeiro Plano por


Descobri que passeio e calçada são coisas diferentes ao ler um dia desses as normas da ABNT que fala exatamente sobre a questão de acessibilidade, piso táteis, etc.
Pois bem, calçada é o espaço total aonde as pessoas circulam, mas que inclui também o espaço para a colocação de mobiliário urbano, placas, postes, bicicletários, etc. Já o passeio é o espaço para circulação em si.
Mas o que a norma da ABNT (que é de 2016) diz, é que existe espaços mínimos para a calçada e o passeio, quando são novos. Como aqui temos calçadas antigas, muitas não possuem a largura necessária e adequada para que o passeio ofereça realmente aquilo que a norma da ABNT pede. E então vem a questão bom senso. Quem constrói um prédio tem que saber que rampas de acessibilidade devem estar dentro do terreno e não nas calçadas. Alguns mobiliários também não deveriam ocupar o espaço do passeio.
Mas o que mais me chamou a atenção ao ler a norma foi o fato de quem rampas entre calçadas e ruas também deve ter piso tátil, e até mesmo as faixas de pedestres e as faixas elevadas devem possuir piso tátil.

NOMEADO
O Professor Carlos Polsin foi nomeado ontem pelo Governador Carlos Massa Ratinho Jr. para a chefia do Núcleo regional de educação. Polsin, assume com a indicação do deputado estadual Hussein Bakri. Hussein que em fevereiro deve assumir uma cadeira como suplente e irá liderar a bancada do governo na Assembléia.

FOGO AMIGO OU INIMIGO
A decisão do Ministro Fux, do STF, de proibir a investigação sobre o ex-assessor do Filho de Bolsonaro, no mínimo causa estranheza. Isso porque se queremos um país limpo, e aí o coordenador da LavaJato, Deltan Dallagnol, falou bem ao dizer que ninguém pode concordar com uma coisa dessas. Daí me pergunto, será que o ministro Fux queria mesmo proteger o acusado, ou será que ele queria desmoralizar o governo Bolsonaro, já que a investigação envolve um assessor do filho dele.

OI OLHA ISSO!!!

  • Tem asfalto novo por aí que já está cedendo. Será que não faltou alguma coisa antes de simplesmente mandar colocar uma capa asfáltica nova nas ruas?
  • E a Maria Fumaça? Pelo jeito promessas de campanha são feitas para serem esquecidas…

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*