Banco de Sangue de União da Vitória convida população para ser um doador


As estatísticas de doação de sangue na estação mais fria do ano diminuem

em Porto União e União da Vitória por

Gripes, resfriados, uso de diversos casacos e o “medo” de enfrentar as baixas temperaturas são alguns fatores que geram queda significativa no número de doadores de sangue durante o inverno. Embora seja uma realidade de todo Brasil, no Banco de Sangue de União da Vitória os estoques não foram afetados.

O farmacêutico responsável pela Unidade de Coleta e Transfusão, Alessandro Savi, diz que apesar de ser comum a queda de doações nessa época estoque local está cheio. Mas ele lembra, nunca é demais receber mais uma doação, principalmente dos grupos O+ e RH -.

Para ser doador é fácil, basta estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, ter se alimentado quatro horas antes e estar bem descansado. Vale lembrar que é imprescindível a apresentação de um documento original com foto. O processo se concretiza somente após cadastro e triagem médica. São 50 minutos para realizar uma doação. São 450 ML do seu sangue que podem salvar até quatro vidas.

No caso de estar tomando antibiótico, antiflamatório e medicação crônica a doação deve ser adiada. Em casos de resfriado, o doador deve aguardar até os sintomas desaparecerem, em média 7 dias. Grávidas não podem ser doadoras, somente após 1 ano, quando o bebe não depende mais só do leite materno.

Não pode ser doador em hipótese alguma, as pessoas portadoras de doenças crônicas, diabetes tipo 1, leucemia, quimioterapia e algumas doenças cardíacas. Também são vetadas as pessoas com evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue.

 

Para doar é fácil:

Basta ir até o Banco de Sangue, localizado na rua Castro Alves, nº26.

O atendimento é feito nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 13h ás 16h30.

Alessandro diz que o doador pode agendar sua doação ligando para o número (42) 3522-1365, garantindo o melhor atendimento.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*