Ao ministrar palestra e aula inaugural, Mackeenzy coloca em evidência o Startup Weekend União da Vitória


em Porto União e União da Vitória por

Edson Mackeenzy – o Mack – é empreendedor e fundador do “Videolog.tv”. Trata-se do primeiro site do mundo construído exclusivamente para a postagem de vídeos, mas que não está mais em funcionamento. Sim, criado antes mesmo do YouTube. O co-autor do Livro “Internet – O Encontro de 2 mundos”, disse que ao contrário do que parece, o projeto do site funcionou sim. “Encerramos ele [o site] em 2014, quando eu, que vim de projetos sociais da periferia do Rio de Janeiro já rodava o mundo ministrando palestras sob o domínio de quatro idiomas”, disse.

Com esta posição, de que basta ter uma boa ideia para começar, Mack esteve esta semana em União da Vitória para atividades de empreendedorismo incentivadas pelo Sebrae e pela prefeitura municipal de União da Vitória.

Com objetivo de sensibilizar o ecossistema local a criar negócios digitais, ministrou palestra na Uniguaçu e ministrou aula magna para os acadêmicos dos cursos de Administração, Engenharia Mecânica e Sistema de Informação no evento Startup Garage. O convidado se disse surpreendido pelo interesse da comunidade local em empreender e destacou isso como ponto forte de uma região que se mostra pujante, interessada em criar novos negócios, emprego e renda.

O Startup Garage é um programa que visa fomentar e gerar startups dentro do ambiente acadêmico. O Startup Garage contou com a inscrição de cem acadêmicos que irão ajudar no desenvolvimento da tecnologia e inovação tanto dentro da faculdade como a comunidade.

Para isso, a abordagem passa pelos Arranjos Produtivos Locais (APLs), conjunto de fatores econômicos, políticos e sociais localizados em um mesmo território, que apresentam vínculos de produção, interação, cooperação e aprendizagem. Mais que isso, Mack destacou que também os processos desenvolvidos por meio destas ações levam a canais de financiamentos de projetos que se mostrem eficientes. “Então o Sebrae entra com metodologias, capacitação, consultoria e às vezes até com financiamento”, afirmou.

Estas ações empreendedoras são conhecidas como “startups”, ou seja, grupo de pessoas iniciando uma empresa, trabalhando com uma ideia diferente, escalável e em condições de extrema incerteza como é o cenário atual.

Para iniciar novas ações de produção em União da Vitória, será realizada de 27 a 29 de abril, na Uniguaçu, a “Startup Weekend”. O desafio é montar uma nova empresa em 54 horas.

A semana de empreendedorismo tem vagas limitadas ao preço de R$ 100,00 que dá direito à participação nos três dias do evento além de todas as refeições. Para se inscrever basta acessar a página www.facebook.com/SWuniaodavitoria/

O prefeito Santin Roveda destacou a importância do evento, justamente neste momento em que União da Vitória se reorganiza. “É mais uma ação importante que recebemos por meio de parcerias que só fazem nosso município desenvolver economicamente. E é isso que queremos, descobrir e apoiar novas iniciativas em União da Vitória”, observou.

 

Sobre o Startup Weekend

O Startup Weekend já percorreu mais de 1.200 cidades ao redor do mundo, com mais de 8 mil startups criados nos eventos realizados em cerca de 100 países. O evento, criado e mantido pela aceleradora americana TechStars, tem entre seus apoiadores o Sebrae, a Uniguaçu e a prefeitura municipal de União da Vitória.