• IMG_9728.jpg
  • IMG_9757.jpg

Alunos e SEMMA plantam árvores no Parque Ambiental


A plantação faz parte do Plano Municipal de Arborização Urbana que é um Programa Estadual

em Porto União e União da Vitória por

A equipe da Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA) esteve junto com os alunos do 4º e 5º ano da Escola Vitória Fernandez plantando mudas de arvores Canela no Parque Ambiental. Clemente Scistowski coordenador da SEMMA explica mais sobre o programa, “Ao menos 2 vezes ao ano um encontro como esse será realizado com as crianças das escolas para plantar arvores, muito provável que no dia da arvore aconteça de novo.” Afirma.

As crianças chegaram ao parque e ganharam uma aula interativa de meio ambiente, ressaltando o cuidado com as plantas e a importância de se plantar novas arvores, também foi explicado sobre a separação do lixo. “As arvores ajudam a proteger o meio ambiente, esperamos que quando vocês ficarem mais velhos possa vir até o parque ambiental e contem para os filhos de vocês que vocês é que plantaram essas arvores em quanto estava na escola.” Explica o Secretário do Meio ambiente Nei Kukla e continua ressaltando a importância dessa conscientização nas escolas, “Queremos trabalhar muito com a educação ambiental dentro das escolas, estaremos relançando o projeto de Educação Ambiental no dia 05 de maio, no projeto Rio Limpo. Nosso objetivo é ensinar as crianças para que eles levem o que aprenderam para os pais em casa.” Acrescenta Kukla.

A felicidade de plantar uma árvore estava estampada no rostinho de cada criança que ali esteve. Colocar a “mão na massa” foi uma experiência que ficará marcada na vida dessas crianças. “Eu gosto de mexer na terra e gosto também de aprender sobre a natureza, agora vou cuidar dessa plantinha”, afirmou a pequena aluna Helena que está no quarto ano. Para Nicolas da quinta série o importante mesmo é não jogar o lixo no chão, “Agente tem que plantar as arvores, mas o mais importante é não jogar sujeira, nem lixo, nem no chão do parque nem da escola, porque poluir o meio ambiente pode acabar com o planeta”, explica o aluno.

Arvore Canela

As caneleiras é uma das espécies mais antigas conhecidas pela humanidade. A casca dos ramos é comercializada em rama (pau), raspas e pó. A caneleira é utilizada na culinária e na fabricação de bebidas, medicamentos, perfumes e sabonetes. A canela é uma árvore de ciclo perene e que atinge até 8 a 9 metros de altura. O tronco alcança cerca de 35 centímetros de diâmetro. O óleo é obtido das folhas por destilação, por arraste a vapor. Seu principal constituinte é o aldeído cinâmico, cujo teor pode ser superior a 80%.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*