• agentes-saude-tablets.jpg

Agentes de Saúde realizam recadastramento da população


Secretaria de Saúde de Porto União realiza coleta de dados por meio de tablets

em Porto União e União da Vitória por

Disponibilizados a cerca de um mês para as Agentes Comunitárias de Saúde de Porto União, o uso de Tablets como ferramenta de trabalho tem facilitado o recadastramento de dados da população local. As agentes realizam visitas domiciliares para diagnosticar os problemas relacionados à saúde dos moradores de cada bairro, e durante a visita os dados atuais já são cadastrados no sistema E-Sus.

Utilizados pelas Agentes Comunitárias de Saúde os  tablets servem para a coleta de dados e recadastramento da população. Por meio de um mapa inteligente, que subdivide os bairros em microáreas, as Agentes conseguem direcionar os atendimentos conforme prioridades. Segundo a Agente Comunitária Nilce de Oliveira, a utilização dos tablets favoreceu muito o desempenho das funções das agentes e também de toda a equipe.

Segundo o Secretário de Saúde, Marivaldo dos Reis Santa Isabel, o trabalho feito pelas Agentes é de grande valia com o recadastramento de toda a população de Porto União. Com o recadastramento, as Agentes atualizam número de casas ocupadas nas ruas, número de moradores por residência  e informações sobre mudanças de endereço.

A verificação e atualização dos dados no E-Sus é realizado todos os meses. “Os tablets serão justamente para a coleta de informações dos moradores em tempo real, alimentando o sistema E-Sus” comenta o Secretário. Os bairros Vice-King e São Francisco já estão com o recadastramento completo, e nos bairros São Pedro e Santa Rosa o processo está na fase final.

 

E-Sus

O E-Sus é um aplicativo para uso exclusivo nos Serviços de Atenção Domiciliar (Melhor em Casa) do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como finalidade o registro de informações clínicas que serão integradas ao Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

Vá para o Topo