Webinar debate sobre a importância da educação como ferramenta de prevenção de desastres socioambientais

98 views
7 mins leitura


Foto: Divulgação/SDE

Promover a construção de conhecimentos sobre educação para redução de riscos de desastres socioambientais e das mudanças climáticas. Este foi o objetivo do webinar promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), por meio da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED) e com a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA/SC), na tarde desta sexta-feira, 25, que contou com mais de mil participações.  

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Rogério Siqueira, reforçou a importância de uma gestão compartilhada e colaborativa, durante a abertura do evento.

“É uma grande oportunidade de, junto à Secretaria de Educação, estar em um mesmo propósito para desenvolver e apoiar a qualificação e capacitação dos nossos jovens, por meio dos professores e educadores ambientais. A SDE tem a missão de preparar políticas de estado perenes para o futuro da sociedade e este evento se torna uma ferramenta relevante de integração. Está no DNA do catarinense ser colaborativo, solidário e criativo, o que fortalece a capacidade de lutar e superar dificuldades”, destaca Rogério Siqueira.

Santa Catarina tem se destacado pelo eventos climáticos. Portanto, difundir a cultura da prevenção e cuidados para enfrentar os riscos de desastres e as vulnerabilidades próprias de cada região, tem se tornado papel fundamental no processo de elaboração de estratégias capazes de colaborar com a construção de boas práticas, gerando benefícios financeiros, sociais, e, consequentemente, melhor qualidade de vida.

Para o secretário de estado da Educação, Natalino Uggioni, a educação ambiental nas escolas é a base que fará com que as futuras gerações continuem tendo consciência e saibam se comportar em eventos adversos.

“Nós precisamos cada vez mais estar preparados para esses tipos de adversidades. E pela Educação, temos a grande oportunidade de continuar trabalhando com esse olhar de cuidado para com o ambiente, que é de responsabilidade de todos. É tão interessante quando os trabalhos dos professores vão além da sala de aula. Precisamos fazer valer as oportunidades para que os alunos entendam sua importância como cidadãos que cuidam do meio em que vivem”, salienta.

Seguindo com a programação do webinar, a primeira painelista, Rachel Trajber, Coordenadora do projeto Cemaden Educação, no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, falou que, hoje, o que precisamos não é questão de mudar o clima, mas é preciso mudar o sistema.

“Desastres não são naturais. São uma construção social ou criação social. É preciso agir localmente, para um reflexo global. Educar pelo exemplo. Por isso, o Cemaden atua nesta linha, levando a prevenção para a redução de riscos de desastres”, explica.

Exemplo nas escolas

Para facilitar o acesso aos novos conhecimentos sobre os conceitos e termos relacionados à gestão de riscos e desastres e sua interface com a educação, a equipe do Centro Nacional apresentou o projeto Cemaden Educação, em que cada escola participante se torna um Cemaden micro-local, um espaço para realizar pesquisas, monitorar o clima, compartilhar conhecimentos, entender e emitir alertas de desastres. Além de fazer a gestão participativa de intervenções com suas comunidades.

Participantes do Webinar também foram convidados a mostrarem suas práticas e ações desenvolvidas sobre prevenção e redução de riscos e desastres e, a compartilharem suas ideias e propostas para a proteção das comunidades escolares, através da campanha #AprenderParaPrevenir 2020, que visa contribuir para a difusão da cultura de percepção dos riscos de desastres e vulnerabilidades de cada localidade do Brasil. Saiba mais detalhes sobre a inscrição aqui

“Com este webinar ficou ainda mais claro a importância da educação ambiental. Ela é a base de tudo. Se não queremos mais desastres, cada um deve fazer a sua parte. Que possamos refletir sobre os eventos socioambientais e somar esforços na construção e no fortalecimento de ações preventivas”, finalizou o secretário da SEMA, Celso Albuquerque.

Uma atividade interativa encerrou o webinar, que questionou aos participantes “O que podemos fazer na Campanha #AprenderParaPrevenir?”. Entre as respostas, estiveram em destaque: conscientização, vida, participação, envolvimento e criatividade. Um convite à participação de toda a sociedade para um mundo melhor.

Mais informações para a imprensa:
Mariane Lidorio
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE
Fone: (48) 3665-4298 / 99601-1488
E-mail: mari@sde.sc.gov.br
Site: www.sde.sc.gov.br


Fonte: Governo de SC

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Coronavírus em SC: Portaria regulamenta retorno do campeonato catarinense de futsal

Próxima publicação

Secretaria da Agricultura anuncia novas interdições em áreas de cultivos de moluscos na Grande Florianópolis