Verão Seguro: PMSC Cidadão tem aplicações para auxiliar no enfrentamento à Covid-19

64 views
4 mins leitura


Foto: Mauricio Vieira / Secom

O aplicativo PMSC Cidadão, da Polícia Militar de Santa Catarina, disponibiliza funções de atendimento ao cidadão catarinense em relação ao novo coronavírus. Além do botão de emergência, no qual se pode acionar a PMSC em qualquer momento, o aplicativo traz informações sobre as medidas do Governo do Estado de enfrentamento à pandemia.

Assim, o cidadão catarinense tem uma orientação do que fazer para ajudar ainda mais no combate à propagação da Covid-19. O objetivo do aplicativo é agilizar o registro de uma ocorrência, evitando o colapso no atendimento no telefone 190. 

Se não houver sinal de dados ou wifi na área, o PMSC Cidadão aciona automaticamente o 190. O aplicativo está disponível para download nas lojas de aplicativos dos sistemas Android e IOS.

Como funciona

O PMSC Cidadão permite ao usuário a possibilidade de acionar a Polícia Militar de forma mais rápida e efetiva, com envio dos dados do solicitante, da localização exata da ocorrência, fotos, vídeos e áudios sobre o incidente. Isso permitirá mais agilidade na comunicação e um maior detalhamento da ocorrência para auxiliar o policial no momento do atendimento.

Apenas durante o atendimento de uma emergência gerada pelo próprio cidadão é que ele será identificado e o seu dispositivo passará a ser rastreado pela Polícia Militar, gerando mais segurança e evitando trotes. Durante um atendimento de emergência também é aberto um chat (canal de conversa) entre a central, o cidadão e a guarnição policial em campo. 

Como não é necessário falar com um atendente, apenas registrar ou enviar os dados para a Polícia Militar, pessoas com deficiência auditiva e palatal também têm acesso à ferramenta.

O cidadão receberá informações do status do atendimento, ou seja, se a ocorrência foi gerada e se uma guarnição foi encaminhada para atendimento.

Qualquer versão de Android ou iOS

Para utilizar os serviços é necessário ter um dispositivo móvel com sistemas operacionais Android ou IOS, com tecnologia de dados móveis ou wi-fi e GPS. É preciso também realizar um cadastro prévio e aceitar a política de privacidade e segurança da informação. 

Esse cadastro requer foto, CPF, nome, data de nascimento, e-mail, telefone, endereço, além de outros dados complementares. Todos os dados enviados serão sigilosos e usados apenas pela Polícia Militar para atendimento e proteção ao cidadão.

Para o melhor atendimento, o cidadão deve manter sempre o seu número de telefone e cadastro atualizados, pois se houver necessidade, uma equipe da Polícia Militar entrará em contato pelo telefone cadastrado para atender o usuário em sua emergência.

Rede de Vizinhos

O PMSC Cidadão não substitui o grupo de Whastapp da Rede de Vizinhos. O aplicativo é mais uma ferramenta de apoio ao programa que, futuramente, pretende integrar o programa.


Informações adicionais para imprensa:
Assessoria de Imprensa
Marcelo Passamai
Polícia Militar de Santa Catarina – PMSC
E-mail: ccschefia@pm.sc.gov.br e ccssubchefia@pm.sc.gov.br
Fone: (48) 3229-6920/3229-6921
Site: www.pm.sc.gov.br 


Fonte: Governo de SC

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Verão Seguro: Programa Viaje+Seguro SC incentiva o turismo responsável em Santa Catarina

Próxima publicação

Secretário da Saúde visita hospitais do Exército e da Polícia Militar para debater parcerias