União da Vitória acima da média nacional: resultados do CadÚnico são os melhores da história,
Os resultados positivos não param. União da Vitória demostra mais uma vez sua força e potencial. Desta vez, o destaque é o para o trabalho realizado pela Assistência Social. O município ultrapassou a média nacional na atualização dos dados do Cadastro Único. A taxa de União da Vitória é de 85,14% enquanto a média nacional encontra-se em 82,87%. No total, são 6.398 famílias inseridas no Cadastro Único. “Isso significa que o cadastro no seu município está bem focalizado e atualizado, ou seja, a maioria das famílias cadastradas pertence do público alvo do Cadastro Único”, destaca o documento.
O Cadastro Único é a base de dados do Governo Federal onde estão registradas as informações socioeconômicas das famílias de baixa renda domiciliadas no território brasileiro, que são aquelas que possuem renda mensal de até ½ salário mínimo por pessoa. O Governo Federal utiliza os dados do CadÚnico para conceder benefícios e serviços de programas sociais, como: Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continua (BCP), Programa Bolsa Família, entre outros.
Para atingir o rendimento, o município precisou cumprir as condicionalidades e o acesso aos serviços de educação, saúde e assistência social. Ou seja, pré-requisitos como frequência escolar de crianças e adolescentes de 6 a 15 anos devem ser de no mínimo 75%; gestantes precisam fazer o pré-natal; e crianças menores de 7 anos devem ser vacinadas e ter acompanhamento de peso e altura. A cobertura de União da Vitória na frequência escolar foi de 94,08%, acima da média nacional que é de 89,31%. “O município possui um acompanhamento de frequência escolar muito bom”, diz o relatório. Na saúde a taxa de acompanhamento é de 92,98%, quando a nível nacional o número é de 75,55%.
É a primeira vez que o município atinge esse patamar. De acordo com Neusa Hollas de Cairos, operadora máster do Cadastro Único em União da Vitória, os números são resultado da união das equipes. “É uma vitória de todos os envolvidos tanto na área de educação quanto na saúde. Não é só a atualização de cadastro, é a pesagem, é a vacina, a escola que tem que estar em dia. É o resultado de um trabalho em conjunto para que a gente conseguir ultrapassar a média nacional. Parabéns a todos os profissionais. É muito importante para o nosso município”, destaca.
,