Aconteceu no Salão Nobre da Unespar na tarde desta quarta-feira, 23, uma audiência pública, para apoiar a vinda do curso de Bacharelado em Direito para o Campus da Unespar de União da Vitória.
Com a presença superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), professor Aldo Bona, a notícia da disponibilidade ainda este ano do vestibular de Direito no Campus foi confirmada, a pedido do deputado estadual e líder do Governo Hussein Bakri.
Participaram da audiência diversas autoridades de toda a região sul do Paraná e Planalto Norte Catarinense. Fizeram parte da mesa de autoridades o Prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, o superintendente da Seti, Professor Bona; Os deputados estaduais Hussein Bakri e Tadeu Veneri; a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, e o diretor do Campus de União da Vitória, Alcemar Rodrigues Martello.
Serão 40 vagas ofertadas já no Vestibular do próximo semestre e ainda foi anunciado mais R$ 3 milhões para construção de novos blocos com salas de aula, laboratórios e salas administrativas no Distrito de São Cristóvão.
“Agradecer e Parabenizar a Toda Equipe da Unespar Campus União da Vitória pelo empenho e dedicação, ao Deputado e Líder do Governo do Estado e Presidente da Comissão de Educação na Assembleia legislativa, Hussein Bakri, que junto ao Governador, Carlos Massa Ratinho Júnior, não mediram esforços para que este sonho hoje se tornasse realidade”, afirmou o Prefeito Bachir. Essa conquista é aguardada há anos e vai assegurar a oferta de um curso gratuito e de qualidade para a região da Amsulpar.
Para a reitora da Unespar, a oferta do curso de Direito constitui uma resposta da Universidade ao anseio da comunidade. A possibilidade de uma oferta pública e gratuita representa uma resposta da Unespar às mudanças nas vidas das pessoas e, consequentemente, no contexto do desenvolvimento local e regional.
O curso de Bacharelado em Direito terá duração de 5 anos, com 40 vagas ofertadas e o vestibular para ingresso da primeira turma acontecerá no segundo semestre de 2022. O curso tem como objetivo principal propiciar à/ao discente do curso de Direito a possibilidade da formação acadêmica e o domínio integral das capacidades e competências especificas do campo profissional, visando o respeito do exercício do Direito, em suas diversas áreas.
Investimentos
Além desse passo histórico para a região, foi anunciado mais investimentos e o oferecimento de concurso público para os Campi da Unespar, inclusive o Campus de União da Vitória.
Na reunião realizada no início desta semana o diretor de Ensino da PROGRAD, Marcos Dorigão, apresentou um estudo com o objetivo de identificar a demanda de carga horária semanal para atividades de ensino nos cursos de graduação e pós-graduação da Unespar e quantificar o quadro docente necessário para esse atendimento. Segundo Marcos Dorigão, “este estudo, resultado do trabalho conjunto da PROGRAD e PROGESP, oferece informações para a análise das condições de oferta dos cursos e o planejamento de ações para o desenvolvimento das atividades pedagógicas com vistas ao cumprimento do PPC de cada curso”.
Para a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, estas ações têm como finalidade a elaboração conjunta de uma metodologia para o quadro de vagas necessário para concursos públicos na Unespar, com a participação das equipes da reitoria e dos sete campi da Universidade. Para tanto, as direções de campus e direções de Centros de Áreas propiciarão a análise destes dados e as definições de vagas a serem atendidas em seus respectivos campi, envolvendo a participação dos Colegiados de Curso, inclusive, por meio de deliberação em Conselho de Campus. Neste sentido, a relevância da visualização do quadro de Agentes Universitários e Docentes efetivos de cada campus e as necessidades que, às vezes, um campus apresenta mais que outros, para o efetivo atendimento das demandas administrativas e pedagógicas em prol do ensino, da pesquisa e da extensão, deve ser considerado tendo em vista a qualificação desses processos na Unespar.
“Recebemos com alegria a notícia da possibilidade de concurso público para a Unespar. Em ação da reitoria, iniciamos as discussões para sua efetivação. A incorporação de agentes universitários e docentes efetivos dará aos campi, os recursos humanos necessários para a melhoria dos cursos de graduação e pós-graduação”, afirma o diretor do campus de União da Vitória, Alcemar Rodrigues Martello.
A Unespar – Fafiuv
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) é uma instituição pública mantida pelo Governo do Estado do Paraná. É formada por sete campi nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. Oferta cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, contando com mais de 12 mil estudantes, atingindo 150 municípios que, juntos, formam uma população média de 4,5 milhões de pessoas.
A Unespar é jovem, mas sua origem remonta a instituições centenárias, pois nasceu da junção de sete faculdades estaduais: Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa), Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), ambas em Curitiba, Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar), Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv), além da Escola Superior de Segurança Pública, vinculada academicamente à Unespar.
Na década de 1950, União da Vitória estava entre as maiores e mais prósperas cidades do Estado e constituía-se como a mais importante do Sul e do Sudoeste do Paraná, exercendo influência social e cultural sobre toda a região. A Unespar, campus de União da Vitória, teve suas origens numa faculdade estadual isolada que foi criada em 22 de dezembro de 1956, quando o governador Moisés Lupion sancionou a Lei nº 3001, criando a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras, subordinada à Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Paraná.
O curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória (Unespar/UV), constitui-se como o curso de Ensino Superior mais antigo da região do Vale do Iguaçu e entorno. Autorizado pelo Decreto Federal nº 47.666 de 10 de janeiro de 1960, foi reconhecido pelo Decreto Estadual 61.120/1967 de 31 de dezembro de 1967. No dia 28 de março de 1960, no Salão Nobre da Escola Normal Secundária Professora Amazília, estabelecida no mesmo prédio onde funcionaria a FAFIUV realizou-se a sessão solene da Aula Inaugural do primeiro ano letivo da Instituição e do Curso de Pedagogia e História com a presença do Governador da época, Moisés Lupion. (Fonte: COLEGIADO DE PEDAGOGIA E HISTÓRIA DO CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA