Terremoto atinge cidades do Paraná

250 views
3 mins leitura

Duas cidades do Paraná tremeram na madrugada desta segunda-feira, 18, segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo. A instituição registrou um terremoto em Rio Branco do Sul, a cerca de 50 km da capital, que atingiu a força de 4,5 graus na escala Richter – que vai de 0 a 9. A situação foi às 0h16. Além de Rio Branco do Sul, tremores também foram registrados em São Jerônimo da Serra, no Norte Pioneiro.

O terremoto em São Jerônimo da Serra ocorreu dois minutos depois do que atingiu a região metropolitana de Curitiba – foi ainda mais intenso e chegou a marcar 5,1 de magnitude. Se o Centro mantiver os dados, estes serão os terremotos mais fortes do Paraná nos últimos cem anos.

Pouco antes das 8 horas, o Centro de Sismologia não detalhava mais os terremotos em Rio Branco do Sul e São Jerônimo,mas apenas em Itaperuçu – também na região metropolitana de Curitiba. De acordo com o relatório atualizado, os tremores foram às 0h16 e atingiram magnitude de 3,6 na escala. O Corpo de Bombeiros da região de Curitiba informou que recebeu três ligações de moradores da cidade para pedir informações sobre a situação, mas em nenhuma das ligações houve pedido de atendimento por estragos ou ferimentos.

Em São Jerônimo da Serra a Polícia Militar local afirma que não houve nenhum chamado de ocorrências ligadas ao terremoto. Inclusive, segundo o policial plantonista, ninguém sentiu o tremor. “Estou de plantão desde as 21h e não senti absolutamente nada. Não recebemos sequer ligações de moradores relatando o ocorrido. Só a imprensa que tá ligando”, disse o policial militar Diego Nogueira.

 A Defesa Civil do Paraná confirmou que até às 7h30 ainda não havia chamado para apoio do Corpo de Bombeiros ou da Polícia Militar em nenhuma das duas bases, mas disse que está monitorando constantemente a situação nestas regiões.

 

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Apresentação do projeto “Bituruna 2020” é aclamada na Câmara de Vereadores

Próxima publicação

Ex-prefeita e ex-secretário de Porto Vitória têm bens tornados indisponíveis