Duas cidades do Paraná tremeram na madrugada desta segunda-feira, 18, segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo. A instituição registrou um terremoto em Rio Branco do Sul, a cerca de 50 km da capital, que atingiu a força de 4,5 graus na escala Richter – que vai de 0 a 9. A situação foi às 0h16. Além de Rio Branco do Sul, tremores também foram registrados em São Jerônimo da Serra, no Norte Pioneiro.
O terremoto em São Jerônimo da Serra ocorreu dois minutos depois do que atingiu a região metropolitana de Curitiba – foi ainda mais intenso e chegou a marcar 5,1 de magnitude. Se o Centro mantiver os dados, estes serão os terremotos mais fortes do Paraná nos últimos cem anos.
Pouco antes das 8 horas, o Centro de Sismologia não detalhava mais os terremotos em Rio Branco do Sul e São Jerônimo,mas apenas em Itaperuçu – também na região metropolitana de Curitiba. De acordo com o relatório atualizado, os tremores foram às 0h16 e atingiram magnitude de 3,6 na escala. O Corpo de Bombeiros da região de Curitiba informou que recebeu três ligações de moradores da cidade para pedir informações sobre a situação, mas em nenhuma das ligações houve pedido de atendimento por estragos ou ferimentos.
Em São Jerônimo da Serra a Polícia Militar local afirma que não houve nenhum chamado de ocorrências ligadas ao terremoto. Inclusive, segundo o policial plantonista, ninguém sentiu o tremor. “Estou de plantão desde as 21h e não senti absolutamente nada. Não recebemos sequer ligações de moradores relatando o ocorrido. Só a imprensa que tá ligando”, disse o policial militar Diego Nogueira.