Com o objetivo de promover o despertar vocacional à vida sacerdotal, o Seminário Diocesano Rainha das Missões, de União da Vitória, realiza a cada ano dois retiros vocacionais para meninos acima de 15 anos de idade.
O primeiro retiro de 2017 aconteceu neste final de semana e contou com a participação de 27 jovens que vieram de oito paróquias da Diocese. O encontro teve início na sexta-feira, 09, com a Santa Missa das 18h10 e encerrou no domingo, 11, às 14h. Contou com momentos de devoção, lazer, convivência com os seminaristas e com palestras voltadas à temas vocacionais.
Esclarecendo dúvidas
Para Jacksiel Mateus Cabral Pereira, 18, que veio pela primeira vez, o retiro lhe ajudou a esclarecer dúvidas que tinha quando ouvia falar dos encontros. “Sempre ouvi falar dos retiros, mas tinha uma barreira para vir, pois achava que quem viesse deveria entrar no seminário e aqui percebi que as palestras ajudam a descobrir se é nossa vocação ser padre ou não”, comentou o retirante, da cidade de Rebouças.
Trabalhando o tema sobre a Vida Missionária, o seminarista Douglas Ribasz, do 1º ano de Teologia, comentou que o grupo foi muito participativo. “Puder ver entusiasmo em todos os participantes. Nos momentos de convivência conosco, em que eram questionados sobre a vocação sacerdotal, a maioria esboçava uma resposta generosa em responder ao chamado”, destacou o seminarista.
Próximo retiro
O próximo Retiro Vocacional no Seminário Diocesano está agendado para os dias 17, 18 e 19 de novembro, e alguns jovens já expressaram o desejo de participar. “Fui convidado para vir ano passado pelo meu primo, mas, como precisei ajudar na festa da minha comunidade, não pude vir. Consegui estar neste agora e quero sim fazer o retiro de novembro também”, confirmou Natan Kotarski, da capela Santa Catarina, de Bituruna, participando pela primeira vez do Retiro.