Semana nacional de mobilização para combate ao Aedes Aegypti movimenta as cidades

169 views
5 mins leitura

A população das cidades vive dias de conscientização para o combate ao mosquito transmissor da dengue. Com a chegada de dias mais quentes e condições climáticas propensas para a proliferação do mosquito, inúmeras ações são realizadas em prol do combate ao  Aedes Aegypti.

Em União da Vitória, população de alguns bairros é convidada a descartar materiais acumulados e objetos para descarte em frente às casas, equipes em mutirão realizarão recolhimento dos materiais. Em Porto União, uma Conferência Municipal de Saúde deve discutir ações relacionadas nesta quarta-feira, 25.

Ações que visam o combate e a conscientização ao mosquito transmissor da dengue estão sendo realizadas nas cidades desde a segunda-feira, 23. A mobilização visa a prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, e fazem parte da campanha nacional, que segue até sexta-feria, 27.

As áreas de Saúde, Assistência Social e Educação das prefeituras se unem em ações para conscientizar a população sobre o enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti. As atividades integradas com as equipes de Saúde e de Educação que envolvam a comunidade, além de mobilizar os trabalhadores, os usuários e beneficiários do Bolsa Família. O objetivo é ampliar a conscientização e os esforços no combate ao mosquito causador da dengue, zika e chikungunya.

 

Ações em Porto União

Hoje, quarta-feira, 25, acontece a Conferência Municipal de Saúde, que deve abranger vários temas relacionados, e na quinta-feira as ações serão realizadas nos distritos de São Miguel da Serra e de Santa Cruz do Timbó. Na sexta-feira, uma ação em conjunto com União da Vitória deve mobilizar diversos funcionários na divisa das cidades (Avenida Manoel Ribas encontro com Rua Matos Costa) a partir das 9h com ações até as 16h.

 

Ações em União da Vitória

A Secretaria Municipal de Saúde desenvolve as ações por meio da Vigilância Ambiental, e a mobilização segue um cronograma. Alguns bairros da cidade foram escolhidos devido à proximidade com o município vizinho, considerado infestado pelo mosquito. Hoje, 25 a mobilização é no bairro Rocio, e na quinta-feira no São Basílio Magno.

Durante as ações as equipes pedem que a população descarte os materiais que não utilizar em suas residências, que sejam propensos para o mosquito se reproduzir. Algumas atividades estão em conjunto com a Secretaria de Educação, que realiza nas escolas trabalhos de sensibilização, com ações de prevenção e eliminação dos focos de mosquito.

 

Orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti:

– Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;

– Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;

– Mantenha lixeiras tampadas;

– Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;

– Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;

– Trate a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana;

– Mantenha ralos fechados e desentupidos;

– Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo, uma vez por semana;

– Retire a água acumulada em lajes;

– Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados;

– Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;

– Evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue.

– Denuncie a existência de possíveis focos de Aedes aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde;

– Caso apresente sintomas de dengue, chikungunya ou zika vírus, procure uma unidade de saúde para atendimento

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Cuidadores do serviço de acolhimento institucional são capacitados

Próxima publicação

Rotary Club realiza carreata contra Poliomielite