Neste domingo, 10, o secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, acompanhou as atividades do Mutirão das Cirurgias de Catarata 2017, no Hospital Maicé, em Caçador.
A quantidade de procedimentos realizados entre os dias 9 e 14 de dezembro não foi confirmada, mas há a estimativa de mil procedimentos.
A campanha acontece em todas as unidades de saúde do Estado que aderiram ao mutirão, no período entre novembro/2017 e fevereiro/2018. Serão investidos mais de R$ 9 milhões na realização de aproximadamente 8.500 cirurgias. Os municípios de São Lourenço do Oeste e Iporã do Oeste já concluíram a ação.
“Todos os nossos esforços estão voltados para zerar as filas e assim melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. É muito gratificante e recompensador realizar esse tipo de ação”, ressalta Caropreso.
Estão aptos a fazer o procedimento os pacientes que tem a indicação cirúrgica e constam na lista de espera de seus municípios. A cirurgia é realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o paciente terá direito a consulta pré-operatória, exames, cirurgia e colírios.
Confira abaixo as unidades que ainda realizarão as cirurgias:
Hospital e Maternidade Rio do Testo – Pomerode
Hospital OASE – Timbó
Hospital Dom Joaquim – Brusque
Hospital Azambuja – Brusque
Hospital de Olhos – Blumenau
Hospital São Luiz – Campo Alegre
Hospital Penha – Penha
Hospital São Donato – Içara
Hospital Nossa Senhora de Fátima – Praia Grande
Hospital Bethesda – Joinville
Hospital São Francisco de Assis – Santo Amaro da Imperatriz
Hospital Chiquinha Gallotti – Tijucas