Secretaria da Agricultura anuncia liberação do cultivo de moluscos de Penha e Porto Belo

71 views
2 mins leitura


Foto: Julio Cavalheiro/ Arquivo/ Secom

A Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anuncia a liberação dos cultivos de ostras, mexilhões, vieiras e berbigões das localidades de Armação do Itapocorói e Praia Alegre, no município de Penha, e de Ilha João da Cunha, Perequê e Araçá, em Porto Belo.

As áreas foram liberadas para retirada e comercialização de moluscos após apresentarem dois resultados consecutivos negativos para a ficotoxina Ácido okadaico, também chamado de toxina diarreica. A Secretaria da Agricultura mantém ainda a interdição nas localidades de Barra e Laranjeiras, no município de Balneário Camboriú. Nesse local é proibida a retirada e comercialização de ostras, mexilhões, visitas e berbigões.

Monitoramento constante

A Cidasc intensificou as coletas para monitoramento das áreas de produção de moluscos interditadas e arredores. Os resultados dessas análises definirão a liberação ou a manutenção da interdição. Os locais de produção interditados serão liberados após dois resultados consecutivos demonstrando que os moluscos estão aptos para o consumo.

Santa Catarina é o único do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, permitindo maior segurança para os produtores e consumidores.

Maricultura em Santa Catarina

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos, com 39 áreas de produção distribuídas em 11 municípios do Litoral. O setor gera mais de 1.900 empregos diretos e a produção gira em torno de 13 mil toneladas de mexilhões, ostras e vieiras.


Informações adicionais para imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural
E-mail: imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-4417/ 98843-4996
Site:
www.agricultura.sc.gov.br


Fonte: Governo de SC

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Governo do Estado dá início ao processo de concessão do Terminal Rita Maria, na capital

Próxima publicação

Coronavírus em SC: Estado confirma 205.250 casos, 195.326 recuperados e 2.635 mortes por Covid-19