A Quinta-feira Santa é a quinta-feira da Semana Santa, a semana anterior ao domingo de Páscoa. Trata-se de uma data móvel que não é feriado no Brasil.
Nessa data, conhecida também como Quinta-feira de Endoenças, a igreja recorda o dia em que Jesus jantou com os seus apóstolos antes de ser morto na Sexta-feira Santa, episódio conhecido como a Última Ceia.
Na Quinta-feira Santa, durante a celebração da missa, é costume o padre lavar os pés de 12 pessoas, lembrando o ato de humildade de Jesus quando ele próprio lavou os pés dos apóstolos na Última Ceia.
A celebração do Lava-pés, como é chamada, encerra o período da Quaresma. Lembrando que Quaresma é o tempo de penitência que começa na Quarta-feira de Cinzas. Esse período evoca os dias em que Jesus passou no deserto.
Além do Lava-pés, nesse dia a igreja celebra os sacramentos da Eucaristia e da Ordem, os quais foram instituídos através das palavras de Jesus, conforme pode ser lido na Bíblia:
Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. (Lucas 22: 19)
A Eucaristia é o sacramento em que os fiéis recebem e consomem uma partícula feita de farinha, que passa por um ato religioso. Após esse ato, os fiéis acreditam que a partícula torna-se em uma parte do próprio corpo de Jesus Cristo.
O outro sacramento, chama-se Ordem e é o sacerdócio. Quando Jesus pediu “façam isto em memória de mim”, estava preparando aquele grupo para celebrar a Eucaristia e também para continuar a sua missão, que é a missão dos padres, bispos e demais homens preparados pela igreja.
Também é na Quinta-feira Santa que os santos óleos são benzidos. Esses óleos são os utilizados nas celebrações do Batismo, Crisma, bem como na unção de enfermos.
Após a celebração da Quinta-feira Santa, tem início o Tríduo Pascal, que recorda os três momentos mais importantes da Páscoa: a paixão, que significa sofrimento; a morte e a ressurreição de Jesus.
A Semana Santa marca o período que inicia com o Domingo de Ramos e termina com o Domingo de Páscoa e relembra os últimos momentos de Jesus na Terra.
Enquanto a Quinta-feira Santa relembra a Última Ceia de Jesus com os apóstolos, a Sexta-feira Santa recorda a crucificação. No Domingo de Páscoa, celebramos a ressurreição de Cristo.