A parceria do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali) com a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) – Banco de Sangue de União da Vitória assegura as doações de sangue nas cidades. Com a manutenção realizada pelo Cisvali, a unidade mantém o funcionamento, tanto para coletas quanto para repasse de sangue em transfusões. O Convênio para funcionamento da unidade era de responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), com data de término em 02 de outubro.
Em reunião entre o presidente do Cisvali, Santin Roveda, secretária executiva do Consórcio, Silvia Andrade, e diretor geral da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Sezifredo Paz, realizada na terça-feira, 19, foi definida a continuidade das coletas. A unidade atente aos dois hospitais de União da Vitória, mais casas hospitalares de Porto União, General Carneiro, Bituruna, Cruz Machado, Paulo Frontin e São Mateus do Sul
“Vamos manter a parceria do Banco de Sangue, o Consórcio vai manter os funcionários, até virem os funcionários do Estado. A partir de outubro o Banco de Sangue volta à Sesa e através do Consórcio faremos essa parceria para continuar mantendo o serviço”, garante a secretária Executiva.
Banco de Sangue
Todos os tipos sanguíneos são importantes na reposição dos estoques, mas em especial, as tipagens A- e O- são as que precisam de reposição no momento. As doações podem ser feitas nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 13h às 16h30 (quarta-feira não há atendimento).
Os requisitos básicos é ter no mínimo 50 kg de peso, estar bem alimentado, não ter ingerido bebida alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação, nem ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses. Ter idade entre 18 e 61 anos, para a primeira doação.
Doadores freqüentes podem prolongar o voluntariado doando até um dia antes de completar os 70 anos. De 16 a 18 anos não completos pode doar acompanhado do responsável legal. Ainda, ter relação sexual com parceiro não fixo, ou grupo de risco, é outro impeditivo.