No último fim de semana outro caso de vandalismo ocorreu na Coronel Amazonas. No entanto, dessa vez, graças ao policiamento colocado em prática nas proximidades da praça, o caso foi solucionado rapidamente. No total, foram autuados 2 jovens que se envolveram numa briga. Prefeito parabenizou Polícia Militar por garantir a segurança da comunidade.
Outro caso de vandalismo acometeu a praça Coronel Amazonas no sábado, 17 de outubro. Além da depredação do patrimônio público, também ocorreu um caso de desrespeito às leis normativas que restringem o consumo de álcool em locais públicos. Às 17 horas e 22 minutos uma equipe patrulhava a área próxima à praça, quando resolveu abordar um grupo de pessoas reunidas, que fugiu. A polícia conseguiu abordar apenas uma das pessoas, um adolescente que havia descartado um pedaço de madeira em via pública alguns minutos antes. Ele relatou aos policiais que se envolveu em uma briga, e usou aquele pedaço de madeira para se proteger dos socos e chutes. Então, descreveu as características do agressor que o havia machucado. A polícia o encontrou nas redondezas, segurando uma garrafa de bebida alcóolica. Após admitir que participou da briga, a Polícia Militar levou ambos para a delegacia.
O sujeito abordado com a garrafa irá responder por quebrar a Lei Ordinária nº 4746/2018, que restringe o consumo de bebidas alcóolicas em locais públicos. Já o outro abordado, menor de idade, confessou ter cometido um ato de vandalismo na praça ao danificar uma placa, e indicou onde jogou a placa, que foi levada até a delegacia e posteriormente para a prefeitura de União da Vitória, para que se realize a manutenção. Seguindo as normas do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), os responsáveis do menor de idade foram acionados e as medidas cabíveis foram tomadas.
Durante o final de semana, Santin Roveda, prefeito de União da Vitória, se pronunciou sobre as ações da Polícia Militar. Afirmou que “A Polícia Militar em União da Vitória e do Paraná tem todo meu respeito, eu tenho orgulho da presença deles. Como cidadão, sou orgulhoso de ter em União da Vitória uma Polícia tão presente”, disse. O prefeito continuou, relatando que a situação dos espaços públicos em União da Vitória já foi deplorável, “Canchas, praças esportivas em situação terrível, de abandono. Hoje, nós vemos uma União da Vitória revitalizada”, afirmou. Ele ainda recomendou um exercício, de relembrar como era a praça antes, 4 anos atrás. “A tristeza que era aquela praça, a degradação da praça Coronel Amazonas. Nós a deixamos como uma das praças mais bonitas do Brasil”, relatou. Ainda disse que a presença da Polícia Militar se tornará ainda mais forte, com a instalação em um dos quiosques, próximo ao Serapião, e a tolerância para atos ofensivos à família será zero. “Nós temos uma lei em União da Vitória. É lei! Não pode beber em espaço público. Tem uma lei de União da Vitória que passou pela câmara dos vereadores, e a polícia militar está agindo nesse sentido para que União da Vitória continue pacata, segura, agradável”, completou o prefeito.
A praça Coronel Amazonas já tinha sofrido com vandalismo algumas semanas após a sua reinauguração, no dia 7 de setembro. Um banner colocado pela prefeitura, anunciando as regras estabelecidas no local, foi arrancado e jogado no chão, além de uma lixeira ter sido quebrada, e o bebedouro danificado. Espera-se que com o aumento do policiamento na área e instalação da Polícia Militar ao lado de um dos quiosques, a frequência dos atos de depredação diminua.
O cidadão tem o direito cívico de denunciar atos de vandalismo, protegendo o patrimônio público de pessoas mal intencionadas. Ligue 190 para denunciar atos de vandalismo e depredação ou acesse 181.pr.gov.br.