Policiais civis recebem capacitação para acessar o programa de videoconferência PCSC WebConf

117 views
5 mins leitura


Foto: Divulgação/PCSC

Agilidade, facilidade, celeridade nos procedimentos, redução do tempo de espera, aumento da qualidade dos depoimentos, comodidade ao cidadão e economia de recursos públicos. Estes são alguns dos pontos vantajosos do Programa de Videoconferência PCSC WebConf da Polícia Civil de Santa Catarina. Lançado oficialmente em setembro, a iniciativa está agora na fase de capacitação dos policiais civis para as atividades práticas nas unidades policiais em todo o Estado.

A plataforma própria de videoconferência da instituição otimiza a comunicação através de transmissões seguras e criptografadas para atividades como reuniões, cursos e depoimentos de forma remota.

Desde o ano passado e neste ano, o programa contou com projetos pilotos em regiões como as de São Miguel do Oeste, Tubarão e Laguna. A ferramenta também já está sendo utilizada pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC).

Depoimento fora do País

“Já estamos utilizando o sistema e a facilidade tem sido grande. Vai adiantar muito o nosso trabalho”, afirma o Delegado de Polícia Marcus Fraile, da Delegacia de Combate à Corrupção. Utilizando o programa, Fraile conseguiu tomar o depoimento de uma pessoa que estava em outro País para um procedimento. O ato foi realizado na presença de um advogado da parte.

Revolução cartorária

Para o Escrivão de Polícia Walker Mendes Cardoso, da Delegacia de Polícia de Gravatal, o sistema WebConf promete revolucionar a forma de produção cartorária da Polícia Civil. “Com essa nova ferramenta foram ampliadas as possibilidades de se fazer oitivas e de forma digital, um sonho para todo o policial que trabalha em cartório, especialmente nesta época de pandemia”, destaca.

Walker relata que as aplicações são inúmeras, seja para oitivas em plantões, onde os policiais, vítimas, suspeitos e testemunhas podem estar em locais diversos, inclusive em comarcas diferentes. “Também é possível oitivas de presos em presídios e nos depoimentos envolvendo cartas precatórias, trazendo maior eficiência e produtividade para a Polícia Civil”, complementa.

Resolução rápida

Em São Miguel do Oeste, o sistema tem sido utilizado há alguns meses em toda a 13ª Delegacia Regional de Polícia, inicialmente para a lavratura de procedimentos flagranciais. A Regional abrange 27 unidades policiais, sendo nove comarcas, o que demandava deslocamentos que ultrapassavam 500 quilômetros num único plantão de 24 horas.

Em decorrência disso, também se reduziu consideravelmente o tempo para início e conclusão dos procedimentos, liberando de forma muito mais rápida as vítimas, testemunhas e policiais. Com o avanço da pandemia e a necessidade de se manterem as atribuições institucionais, a plataforma se tornou aliada na resolução rápida também dos inquéritos policiais.

“A agilidade, a segurança dos dados, a economia de tempo e a celeridade na instrução dos procedimentos, tornou a videoconferência indispensável nas atividades da Polícia Civil”, destaca o Delegado de Polícia Cleverson Luis Muller, da Delegacia de Polícia de Descanso.

Treinamento

Nesta sexta-feira (09) e na quinta-feira (08), turmas de policiais civis da Grande Florianópolis receberam o treinamento no auditório da Secretaria de Segurança Pública, em Florianópolis. Eles começarão a utilizar o programa a partir das próximas semanas em cronogramas que estão sendo implantados pelo Estado.

Economia de R$ 1 milhão

Além das vantagens do sistema, há também a economia de recursos públicos a partir da redução de custos com deslocamentos, manutenção de viaturas e diárias para os procedimentos. De acordo com o Gerente de Tecnologia da Informação da Polícia Civil, a estimativa é que foram economizados desde o ano passado R$ 1 milhão com o programa de videoconferência.

Informações adicionais para imprensa:
Diogo Vargas
Assessoria de Comunicação
Polícia Civil – PC
E-mail: imprensa@pc.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-8708 / (48) 99119-8960
Site: www.pc.sc.gov.br 


Fonte: Governo de SC

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente começa na próxima segunda de maneira virtual 

Próxima publicação

Secretaria da Agricultura atualiza situação das áreas de cultivos de moluscos em Santa Catarina